Inédito: Paranaguá se tornará ponto de partida para cruzeiros e turistas

Por Repórter Jota Silva
Navio MSC Lírica, e navio MSC Música ,Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

De dezembro a março, o Litoral do Paraná vai estrear como ponto de embarque fixo na temporada de cruzeiros com rota pela América do Sul durante o verão.

A previsão é que os navios levem 40 mil turistas à região, injetando mais de R$ 20 milhões na economia local. Serão 16 paradas de dois navios no Porto de Paranaguá entre 1º de dezembro de 2023 e 8 de março de 2024.

O navio MSC Lirica, com capacidade para 2,6 mil passageiros, passará 15 vezes pelo litoral paranaense. Em todas elas, turistas poderão começar a viagem na cidade e seguir para Itajaí, em Santa Catarina, Punta de Leste, no Uruguai, e Buenos Aires, Argentina. Além disso, o MSC Musica, navio que transporta mais de 3.300 passageiros, atracará no porto.

Nas demais épocas do ano, os navios de cruzeiro que passam por Paranaguá não oferecem embarque ou desembarque. Essa inovação proporciona conforto aos paranaenses que têm interesse em conhecer as praias do estado e atrair turistas.

“Antigamente, se você quisesse fazer um cruzeiro, tinha que ir até Santos ou outro porto do Brasil. Agora, turistas de outros lugares às vezes chegam ao Paraná alguns dias antes do embarque e embarcam nas redes de hotéis, restaurantes e serviços do município local”, disse Irapuan Costa, CEO da Viaje Paraná.

Aproximadamente 400 passageiros podem embarcar no navio em cada parada do MSC Lirica em Paranaguá. Outros 2 mil assentos estão reservados para embarque em outros portos da rota. Dos 40 mil passageiros que devem cruzar o litoral em todas as paradas previstas, mais da metade devem ser estrangeiros, com passagem média gasta por pessoa em passeios turísticos estimada em mais de R$ 500.

Um único objetivo – incluir o litoral paranaense nos cruzeiros não só melhorará a economia durante a temporada, mas também promoverá o turismo na região no médio e longo prazo. “A empresa que opera esses cruzeiros estima que 87% dos turistas retornem às cidades onde os navios atracam. Isso é importante porque não são visitantes esporádicos, mas potenciais turistas que retornarão ao nosso estado”, explicou o diretor da Viaje Paraná.

Além disso, para 2023/2024, a MSC já confirmou que Paranaguá se juntará à companhia de cruzeiros em seus itinerários no próximo verão. Existe também a possibilidade de o percurso incluir a Praia do Paraná.

Segundo Luiz Fernando García, presidente da Portos do Paraná, o porto se tornou parada regular de navios de cruzeiro após vários testes com embarcações menores. “Promover e fomentar o turismo no litoral paranaense faz parte do plano estratégico do governador Ratinho Jr.. Abraçamos essa missão e pensamos em soluções que possam contribuir nesse sentido, utilizando os portos paranaguenses, inclusive a cidade.

Cruzeiros “É o medida mais eficaz e atraente que encontramos.” Depois de obter excelentes resultados em navios de pequeno porte, estão em andamento testes com o grande navio MSC Armonia em novembro de 2022. Foi um grande sucesso e conseguimos implantar o sistema de forma permanente em Paranaguá”, disse Garcia.

Preparação Costeira – Para acomodar os passageiros, o Governo do Estado, a Portos do Paraná e a Prefeitura de Paranaguá estão preparando estruturas que atenderão aos turistas e proporcionarão oportunidades turísticas e recreativas.

Localizada junto ao Santuário de Nossa Senhora do Rio, esta sala servirá como área de recepção de passageiros que embarcam e desembarcam do navio. Você também pode fazer um passeio de barco até Bela Baía de Paranaguá.

Outra filial será instalada no centro histórico, a Praça de Eventos Mário Roque, onde haverá uma tenda de venda de produtos típicos do município local e um palco para apresentações culturais.

A cidade está formando uma força-tarefa para capacitar redes de hotéis e restaurantes para acomodar passageiros de navios, segundo a ministra do Turismo de Paranaguá, Maria Plachtin.

“Realizamos treinamentos com prestadores de serviço e treinamos nosso pessoal gratuitamente. “Foram feitos ajustes como cardápios em três idiomas para melhor receber turistas de outros países”, afirmou.

MSC LIRICA e MSC MUSICA – As escalas do MSC Lirica acontecerão todas as sextas-feiras a partir de 1º de dezembro. Os turistas visitam nos dias 1, 8, 15, 22, 29 de março, 5, 12, 19, 26 de janeiro, 2, 9, 16, 22, 2 de fevereiro.

As partidas podem ser disputadas nos dias 1º e 8 de cada mês. Porém, as duas primeiras rotas marítimas por Paranaguá já estão esgotadas. O navio tem capacidade para 2.648 passageiros e 721 tripulantes. Há um total de 988 cabines.

O navio pesa 65 mil toneladas, tem 274,9 metros de comprimento, 28,8 metros de largura e 54 metros de altura. O MSC Musica, que cruza o litoral do Paraná no dia 23 de dezembro, tem capacidade para 3.200 passageiros em 1.275 cabines e emprega 1.014 funcionários. O navio tem 293,8 m de comprimento, 32 m de largura e 59 m de altura.