Governador apresenta projetos do Paraná a fundo de investimento canadense

Por Repórter Jota Silva
Governador apresenta projetos do Paraná a fundo de investimento canadense

A comitiva paranaense liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior concluiu nesta segunda-feira (13), em Montreal, a agenda de encontros no Canadá dentro da mais recente viagem internacional do Governo do Estado. O último encontro da delegação no país norte-americano foi com a Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ) – que em tradução livre significa Fundo de Depósito e Investimento do Quebec –, a quem o governador apresentou detalhes sobre a atual infraestrutura e o planejamento de médio e longo prazo do Paraná.

Entre outras vantagens competitivas, Ratinho Junior voltou a destacar o bom desempenho econômico recente do Paraná, em 2023 teve um crescimento de 5,8% no Produto Interno Bruto (PIB), o dobro do resultado geral nacional, que foi de 2,9% no mesmo período. O governador também reforçou o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável, um dos aspectos mais valorizados pelo CDPQ, lembrando que o Paraná é considerado o estado mais sustentável do Brasil segundo o Ranking de Competitividade dos Estados e o ranking da consultoria Bright Cities.

“Cerca de 98% da energia produzida no Paraná é a partir de fontes limpas e renováveis, proporção que tende a aumentar ainda mais com os incentivos do Estado em energia solar, eólica, biogás e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH)”, disse Ratinho Junior aos investidores. “Além disso, 32% da matriz econômica do Paraná já é considerada verde, o que tende a aumentar com a instalação de novas empresas alinhadas com este compromisso de sustentabilidade”.

O governador também abordou aspectos relacionados ao novo programa de concessão das rodovias federais e estaduais que cortam o Paraná e que devem injetar R$ 55 bilhões em melhorias da malha rodoviária, tornando a logística menos custosa, o que também favorece investimentos. “Trata-se do maior pacote de concessões do Brasil e da América Latina, do qual dois lotes já foram leiloados e estão sob administração de concessionárias, além de outros dois que devem ir a leilão ainda em 2024”, esclareceu Ratinho Junior.

Outro projeto que chamou a atenção do CDPQ foi a Nova Ferroeste, que formará um corredor logístico entre o Porto de Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, com ramais até Foz do Iguaçu e Chapecó (SC). Com um investimento estimado de R$ 35,8 bilhões, a nova ferrovia vai reduzir em 30% os custos de transporte de insumos e produtos, a maioria grãos e proteína animal das cooperativas paranaenses, aumentando a competitividade das empresas no mercado internacional.

A previsão é de que a definição da concessionária que executará as obras e administrará o empreendimento por 99 anos seja definida até 2025. Com 1,3 mil quilômetros de extensão, a Nova Ferroeste também é considerada pela Sustainable Markets Initiative, do Reino Unido, uma solução de transporte sustentável por ter uma capacidade substancial de redução na emissão de gases do efeito estufa.

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