Vai esfriar? Semana começa com ar quente e seco no Paraná, mas a chega uma massa de ar frio deve derrubar as temperaturas na região sul do Brasil

Confira as previsões do tempo do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná - SIMEPAR e do MetSul Meteorologia

Por Repórter Jota Silva

SIMEPAR – A semana começa sem mudanças nas condições do tempo no Paraná, ou seja, a massa de ar quente e seco permanece atuando sobre praticamente todas as regiões paranaenses, mantendo o tempo estável. Teremos mais um dia de sol, com temperaturas superando os 30 ºC e baixos índices de umidade relativa do ar no decorrer da tarde na maior parte do estado. Exceção fica por conta da região litorânea, setor onde a presença de nuvens baixas/nevoeiros mantém as temperaturas amenas.

Na terça-feira, 20 de agosto, a estabilidade atmosférica segue presente sobre a maior parte do Paraná, devido a massa de ar quente e seco que atua sobre a região. Novamente, teremos o sol predominando, com temperaturas elevadas no decorrer do dia. Apenas na faixa leste (RMC e litoral), teremos presença de nuvens baixas e/ou nevoeiros. Nas praias o sol não aparece e  as temperaturas ficam amenas. Na RMC a nebulosidade aumenta ao longo da tarde. Na serra do Mar deve garoar.

METSUL – PRÓXIMA MASSA DE AR FRIO COM AR GELADO JÁ TEM DATA PARA CHEGAR

Pensou que a onda de frio de dias atrás era a última? Não. Tal como a MetSul já tinha antecipado, agosto terá ainda mais uma incursão de polar e que se dará no final desta semana com nova queda acentuada da temperatura em diversos estados que terão uma semana muito quente sob uma onda de calor.

Os mapas acima mostram a projeção de anomalia de temperatura (desvio da média) no nível de pressão de 850 hPa (equivalente a 1500 metros de altitude), o que indica o quão mais fria ou quente é uma massa de ar, para o período de 23 de agosto a 26 de agosto.

Como se observa nos mapas, uma massa de ar frio deve avançar a partir da Argentina e do Uruguai, alcançando os três estados do Sul do Brasil entre os dias 23 e 24 deste mês, entre sexta e sábado.

O ar frio, então, vai se mover para Norte na sequência rumo ao Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com queda maior da temperatura no próximo fim de semana nestas regiões, encerrando o período muito quente.

Antes da chegada do ar frio no final da semana, entretanto, são esperados vários dias de calor excessivo no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil com máximas de 40ºC a 43ºC entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.

O ar quente trará calor nesta semana ainda no Sul do Brasil, da Metade Norte gaúcha ao Paraná. Será uma incursão de ar frio de trajetória continental, portanto pelo interior da América do Sul, o que fará com que a queda da temperatura alcance áreas do Norte argentino, Paraguai e os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O ar frio vai estar associado a um centro de alta pressão que os modelos projetam com 1035 hPa ao redor do dia 25 entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Trata-se de um valor de pressão atmosférico elevado, indicando uma massa de ar frio de maior intensidade.

Este centro de alta pressão vai avançar depois para o Atlântico Sul, onde deve ganhar ainda mais força com dados indicando que pode superar 1045 hPa, o que é uma marca de pressão excepcionalmente alta para o Atlântico Sul…

TEMPERATURA CAIRÁ ABAIXO DE ZERO NO SUL DO BRASIL

VEJA TAMBÉM