Maria Victoria garante apoio à Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres

Por Repórter Jota Silva
A deputada estadual Maria Victoria (PP) participou, nesta segunda-feira (29), do lançamento da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres. .

A deputada estadual Maria Victoria (PP) participou, nesta segunda-feira (29), do lançamento da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres. O programa do Governo do Paraná e da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) tem o objetivo de estruturar uma rede de política para mulheres em todas as regiões do Estado. Maria Victoria destacou a iniciativa de unir prefeitos, gestores municipais e representantes da sociedade civil para ampliar e fortalecer as políticas públicas voltadas à defesa e aos direitos das mulheres. “Podem contar com o meu apoio para que a Caravana alcance todos os 399 municípios, por meio, da criação de secretarias municipais da mulher ou de procuradorias da mulher, para que todas mulheres possam estar representadas”, disse.

A parlamentar afirmou também que os deputados e deputadas repassaram R$ 2 milhões das economias do Poder Legislativo para o Fundo Estadual da Mulher.

“Como mãe de três mulheres, essa união me tranqüiliza, porque tenho a certeza de que juntos estamos fazendo um mundo melhor para as minhas e para todas as meninas do Estado do Paraná e do Brasil”, acrescentou a deputada.

PACTO – O governador Ratinho Jr disse que a Caravana vai percorrer o Paraná para ajudar os prefeitos a organizarem suas estruturas municipais, e, assim, possam ter acesso facilitado aos diversos programas que o Governo do Estado já desenvolve.

“É um grande pacto em defesa das mulheres, mas além da proteção, queremos possibilitar a independência financeira e o fortalecimento delas, para que tenham cada vez mais espaço no campo profissional, político e em todos os aspectos da vida, fazendo com que o Paraná também seja uma referência para o Brasil na atenção ao público feminino”.

CAPACITAÇÃO – O programa Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres será gerenciado pela equipe da secretária da Mulher e Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte, com o apoio da AMP, presidida pelo prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edmar Santos.

“Quem sabe o que a cidade precisa é quem vive nela, então ter um órgão específico de interlocução com o município fortalece as políticas públicas para mulheres, que atualmente ainda são trabalhadas de forma isolada”, afirmou a secretária Leandre Dal Ponte

“Temos diversos programas voltados para as mulheres nas secretarias estaduais, mas muitos municípios não conhecem ou têm dificuldades de acessá-los. Por isso, vamos capacitar os municípios para quando tivermos oportunidade em áreas como habitação, acesso ao crédito, segurança pública e saúde possamos ser facilitadores do acesso aos serviços e recursos”, complementou.

PARTICIPARAM – Participaram do lançamento da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o chefe da Casa Militar, Sérgio Vieira; a primeira-dama e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa; os secretários de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; das Cidades, Eduardo Pimentel; da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; a controladora-geral do Estado, Luciana Azevedo; a procuradora-geral do Estado, Letícia Silva; o defensor público-geral do Paraná, André Giamberdino; a superintendente de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Keli Guimarães; o deputado federal Aliel Machado; os deputados estaduais Artagão Junior, Alexandre Amaro, Márcia Huçulak, Gilberto Ribeiro, Cloara Pinheiro, Flávia Francischini, Adão Litro, Batatinha, Mara Lima e Adriano José; o presidente da Amlipa e prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque; o presidente da Assomec e prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti; o presidente da Amsulep e prefeito da Lapa, Diego Ribas; além de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos de dezenas de municípios paranaenses.