A tarifa de transporte coletivo em Curitiba vai custar R$ 1,00 na gestão da prefeita Maria Victoria (PP). A candidata da coligação Curitiba Melhor para Todos (PP-PRD) defende a redução da tarifa para um real durante todo fim de semana.
Maria Victoria explica que a medida vai ajudar no orçamento das famílias curitibanas, estimular o comércio, principalmente no centro aos sábados, e incentivar o lazer, cultura e a fé na cidade.
“Curitiba já teve a domingueira com tarifas reduzidas e foi um sucesso. A proposta é retomá-la, além de criar a sabadeira. Muitas famílias só podem ir ao comércio aos sábados, enquanto que, outras, aproveitam o domingo para o lazer, a cultura e frequentar as igrejas”, disse.
SUSTENTABILIDADE – A candidata também propõe a substituição de toda a frota de ônibus movidos a diesel comum por veículos que utilizam biocombustíveis, como é o caso do biodiesel, etanol e biogás.
A candidata explica que a medida vai reduzir em 90 % a produção de gases poluentes, além de ser três vezes mais baratas do que a substituição por veículos elétricos.
“Temos a meta desafiadora de eliminar o uso de combustível fóssil em oito anos no transporte público curitibano. A concessão do transporte coletivo será feita no ano que vem, é o momento para colocarmos no contrato a substituição da frota por ônibus movidos exclusivamente por biocombustível”, defende.