A candidata a prefeita de Curitiba, Maria Victoria (PP), firmou nesta quarta-feira (25) o compromisso de apoiar o ambiente de inovação na cidade. Ela se reuniu com representantes do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e reforçou a proposta de fortalecer o Vale do Pinhão e incentivar o empreendedorismo.
Maria Victoria assinou uma carta apresentada pela presidente do Conselho, Márcia Krama; 1 vice-presidente, professor Valmor Godoi da UTFPR e pelo 2 vice-presidente, professor Rodrigo Schimdt, que representa a Fecomércio na entidade.
“Agradeço as contribuições do Conselho. Nosso plano de governo foi elaborado com sugestões de diversas entidades de Curitiba. Estou comprometida a fortalecer as políticas públicas municipais voltadas à inovação e empreendedorismo. Curitiba avançou muito nos últimos anos, mas podemos fazer mais”, disse Maria Victoria acompanhada do vereador Pier.
“Conto com o auxílio do Conselho e dos empreendedores para definirmos estratégias e iniciativas, em conjunto, para fortalecimento da economia na cidade, por meio da inovação”, acrescentou.
Entre as propostas da candidata é reforçar e expandir o ecossistema do Vale do Pinhão, incentivos ao empreendedorismo e a criação de um aplicativo para a formação educativa complementar.
“A ideia é usar a mão de obra qualificada das startups curitibanas para desenvolver o aplicativo Curitibinha Inteligente. Um app educativo e gratuito com conteúdos adequados para estimular intelectualmente as nossas crianças”.
DEMANDAS – Entre as principais demandas apresentadas pelo Conselho para gerar novos negócios estão a regulamentação e revisão de leis de incentivo à inovação, fortalecer as iniciativas do Conselho, estar alerta às tecnologias emergentes, estimular programas de iniciação científica e tecnológica, fomentar o empreendedorismo inovador, desenvolver o ecossistema empreendedor de inovação.
O documento do Conselho também solicita a promoção da articulação entre os atores do setor, integrar ações com os municípios da Região Metropolitana, melhorar a competitividade no desenvolvimento de ciência e tecnologia e implantar Praças de Ciência
CONSELHO – O conselho é formato por representantes do setor produtivo (FIEP, FECOMÉRCIO, ACP e SEBRAE), da Academia (UFPR, UTFPR, PUCPR e UP) e do governo municipal (Agência Curitiba de Desenvolvimento, IPPUC e SMMA).
BIO – Maria Victoria está no terceiro mandato de deputada estadual. Tem 10 anos de vida pública e mais de 100 leis aprovadas e sancionadas. Foi eleita em 2023 para a segunda-secretaria da Assembleia Legislativa. É a presidente estadual e municipal do Progressistas.
Maria Victoria é empresária, formada em administração hoteleira na Suíça, fez estágio por seis meses na China e participou de missões humanitárias na África.
É pós-graduada em Gestão Pública e cursou MBA em Relações Governamentais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Estudou sobre primeira infância na Universidade de Harvard (EUA).
Com leis e iniciativas nas áreas da Educação, Saúde, Doenças Raras e Proteção da Mulher, Maria Victoria tem uma atuação voltada a quem mais precisa. Também defende investimentos em Inovação e Energias Renováveis para gerar novos empregos e oportunidades.
Maria Victoria tem 32 anos, é casada com o advogado Diego Campos e tem três curitibinhas: Maria Antonia, Maria Valentina e Maria Stefania.