A candidata a prefeita Maria Victoria (PP) se reuniu nesta terça-feira (1) com conselheiros tutelares de Curitiba e ouviu as principais necessidades de quem está na linha de frente do acolhimento de crianças e adolescentes que precisam de proteção. “Sempre priorizei as crianças na minha trajetória pública e a minha proposta nessa campanha é debater a cidade com um olhar especial, de carinho e cuidado com as pessoas”, disse Maria Victoria.
A candidata assinou o Termo de Compromisso pelas Crianças e Adolescentes de Curitiba se comprometendo a fortalecer e ampliar os conselhos tutelares da capital.
“Temos um plano de governo responsável. Curitiba é boa, mas pode ser muito melhor. Vou humanizar as políticas públicas com seriedade e atenção ao uso do dinheiro público”, explicou.
A candidata lembrou que parte dessas crianças e adolescentes vítimas de violência são resultado de uma situação desigual da cidade. “Precisamos avançar, tem 300 invasões em Curitiba. Imagino que boa parte das crianças que vocês atendam são parte dessa realidade”, observou.
Maria Victoria detalhou várias propostas como a Patrulha da Criança e Adolescente para combater crimes e casos de assédio contra crianças e adolescentes em Curitiba.
Também falou do aumento no efetivo da Guarda Municipal, Vale-creche, CMEI Capivarinha e internamento involuntário. “A hora é agora. A gente trabalhando junto, vamos trabalhar em prol da geração que está vindo”.
DEMANDAS – Maria Victoria ouviu as queixas e demandas dos conselheiros, entre elas a falta de recursos, melhoria nas condições no dia a dia e a sobrecarga de trabalho.
Segundo o conselheiro do Bairro Novo, Marcos Cardoso, Curitiba ainda não cumpre o que está previsto pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) que prevê a proporção de 1 conselheiro para cada 100 mil habitantes. “As regionais estão sobrecarregadas”, afirmou.
“Fortalecimento do conselho tutelar em suas atribuições e em condições dignas de trabalho melhora o desempenho como um todo do Conselho. Fortalecendo, esse pouco, respinga em atender as crianças”, defendeu a conselheira da Regional Boqueirão, Sueli Bonotto.
Também participaram da reunião as seguintes conselheiras: Priscila Guimarães (Santa Felicidade), Gisleine Gouvea (Matriz) e Karina Ribeiro (Tatuquara).
BIO – Maria Victoria está no terceiro mandato de deputada estadual. Tem 10 anos de vida pública e mais de 100 leis aprovadas e sancionadas. Foi eleita em 2023 para a segunda-secretaria da Assembleia Legislativa. É a presidente estadual e municipal do Progressistas.
Maria Victoria é empresária, formada em administração hoteleira na Suíça, fez estágio por seis meses na China e participou de missões humanitárias na África.
É pós-graduada em Gestão Pública e cursou MBA em Relações Governamentais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Estudou sobre primeira infância na Universidade de Harvard (EUA).
Com leis e iniciativas nas áreas da Educação, Saúde, Doenças Raras e Proteção da Mulher, Maria Victoria tem uma atuação voltada a quem mais precisa. Também defende investimentos em Inovação e Energias Renováveis para gerar novos empregos e oportunidades.
Maria Victoria tem 32 anos, é casada com o advogado Diego Campos e tem três curitibinhas: Maria Antonia, Maria Valentina e Maria Stefania.