Violência sexual infantil: Sarandi se integra a ‘Campanha Defenda-se’ criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância

Por Repórter Jota Silva
Campanha Defenda-se - Centro Marista de Defesa da Infância

A Prefeitura de Sarandi, por meio do Departamento de Proteção Social Especial de Média Complexidade, da Secretaria de Assistência Social, está integrada a Campanha Defenda-se, criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância. A campanha promove a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de vídeos educativos com linguagem acessível para meninos e meninas de 4 a 12 anos.

As histórias apresentam situações em que as crianças têm condições reais de agir preventivamente, especialmente pelo reconhecimento dos seus direitos sexuais e de estratégias que dificultam a ação dos agressores. A campanha e os vídeos têm como base o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, especialmente os Eixos de Prevenção e Protagonismo Infanto-juvenil.

As informações apresentadas pelos vídeos aumentam as chances de que as crianças identifiquem situações de violência sexual no contexto familiar, escolar, e em outros locais de maior convívio. O objetivo é que contribuam na quebra do ciclo de violência, denunciando a violação a um adulto de confiança, ao Conselho Tutelar ou diretamente para o Disque 100 e outros canais. Permite, ainda, que vítimas recebam tratamento adequado.

Vídeo da campanha Defenda-se:


Grupo Marista — Este vídeo faz parte da campanha Defenda-se, do Centro Marista de Defesa da Infância, que tem como objetivo promover a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de uma série de vídeos educativos com linguagem acessível e amigável, apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade.
Todos os vídeos possuem versões com tradução para o inglês, espanhol e Libras e audiodescrição. Saiba mais sobre a campanha e seus materiais no site defenda-se.com Fique à vontade para compartilhar este vídeo e demais materiais da campanha!
Os conteúdos devem ser reproduzidos na íntegra, ou seja, sem edições, cortes ou alterações. Pedimos também que, ao compartilhar, indique na legenda os créditos da campanha Defenda-se e do Centro Marista de Defesa da Infância, além do link de acesso para o site.