A Polícia Civil do Paraná (PCPR) desmantelou, na última segunda-feira (9), um ponto de venda de entorpecentes no Balneário Gaivotas, em Matinhos. A operação foi viabilizada por um mapeamento prévio realizado com o auxílio de drones, que permitiu aos agentes monitorar a movimentação característica do tráfico no imóvel antes da abordagem.
Durante a ação, que contou com o apoio do Núcleo de Operações com Cães, a equipe flagrou dois indivíduos na área externa e um casal no interior da residência. Nas buscas, foram apreendidas 164 pedras de crack, 28 pinos de cocaína prontos para venda, além de dinheiro em espécie e um simulacro de arma de fogo.
- Paraná realiza maior entrega de drones do Brasil para reforçar segurança pública
- Paraná lança projeto-piloto de Passaporte Digital para registro de veículos, motoristas já podem acessar, entenda como funciona
Tecnologia como aliada estratégica
O delegado Marcondes Ribeiro destacou que o uso das aeronaves não tripuladas foi decisivo para o sucesso da missão. “O sobrevoo foi fundamental na definição da estratégia e no mapeamento da área. Por conta disso, foi possível efetuar o flagrante e romper com o ponto de tráfico”, afirmou.
Os envolvidos foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia local.
Reforço tecnológico na segurança do Paraná
A operação em Matinhos ocorre logo após o Governo do Estado realizar a maior entrega de drones da história do Brasil para forças de segurança. Na última sexta-feira (6), foram entregues 243 novos equipamentos, elevando para 298 o total de drones em operação no estado.
A PCPR recebeu 58 desses equipamentos, destinados prioritariamente a operações de investigação. Segundo o governador Ratinho Junior, o investimento faz parte de uma mudança estrutural que elevou o orçamento da segurança pública para R$ 8 bilhões, equiparando a tecnologia paranaense à de países como Alemanha e Israel.







