Neuralink — Empresa de Elon Musk, recebe aprovação para fazer testes com implantes cerebrais em humanos

Por Repórter Jota Silva
Neuralink , empresa de implantes cerebrais de Elon Musk.

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais de Elon Musk, anunciou na quinta-feira que recebeu aprovação oficial da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para lançar seu primeiro estudo clínico em humanos.

“Estamos entusiasmados em compartilhar que recebemos a aprovação do FDA para lançar nosso primeiro estudo clínico em humanos!” Neuralink escreveu no Twitter.

“Este é o resultado de um trabalho incrível da equipe Neuralink em estreita colaboração com o FDA e representa um primeiro passo importante que um dia permitirá que nossa tecnologia ajude muitas pessoas”, acrescentou.

A empresa disse que o recrutamento ainda não está aberto para o ensaio clínico. No entanto, qualquer pessoa interessada em participar do ensaio clínico pode registrar suas informações no registro de pacientes do Neuralink.

A interface cérebro-implante desenvolvida pela Neuralink envolve a inserção de fios de eletrodos minúsculos e flexíveis no cérebro. Esses fios são mais finos que o cabelo humano e são projetados para minimizar os danos ao tecido cerebral durante o processo de implantação. Os fios contêm numerosos eletrodos que podem detectar e estimular a atividade neural.

Fonte: Neuralink , empresa de implantes cerebrais de Elon Musk.

Um dos principais objetivos da interface cérebro-implante da Neuralink é abordar condições neurológicas, como paralisia, lesões na medula espinhal e vários distúrbios cerebrais.

ASSISTIR:

A empresa foi fundada em 2016 e só buscou a aprovação do FDA no início de 2022, quando a agência rejeitou o pedido, informou a Reuters .