Sol: Ejeção de massa coronal pode derrubar a internet em 2024; veja atividade solar agora!

Por Repórter Jota Silva

*Veja abaixo imagens recentes da atividade solar divulgadas pelo Observatório Solar, SOHO:

De acordo com Peter Becker, um pesquisador da Universidade George Mason, uma tempestade solar prevista para 2024 pode resultar na interrupção da internet em todo o mundo.

O fenômeno foi identificado pelo próprio Becker, que desenvolveu um sistema de detecção de atividade solar.

Conforme relato do pesquisador, a internet atingiu sua maturidade em um período de relativa calmaria solar e agora está adentrando em uma fase mais ativa.

Becker enfatiza que estamos cada vez mais dependentes da internet, o que se configuraria como um problema grave em caso de um apagão.

O professor está preocupado com a possibilidade da chegada de uma ejeção de massa coronal (CME) – grandes erupções de gás ionizado a alta temperatura – afetar a Terra e alterar o campo magnético do planeta.

Máximo solar chega mais cedo e pode durar por mais tempo

Em 2024, o Sol alcançará o ápice de seu atual ciclo de atividade, um ano mais cedo do que se previa anteriormente. A previsão agora revisada aponta que o pico de atividade do ciclo solar 25 será entre janeiro e outubro de 2024, de acordo com um comunicado da NOAA. Além de se manifestar mais cedo e de forma mais intensa, o máximo solar vai durar mais tempo.

Inicialmente, a previsão era de que o aumento da atividade solar ocorresse em julho de 2025, mas Becker descobriu que uma tempestade mais intensa ocorrerá agora em 2024.

Para evitar essa ameaça, o pesquisador está colaborando em um projeto em conjunto com o Laboratório de Pesquisa Naval e a Universidade George Mason para desenvolver um mecanismo de alerta.

“Se recebermos um aviso, cada minuto é importante, pois é possível colocar os satélites em modo de segurança”, disse o cientista ao Fox Weather. “Portanto, existem medidas que podem ser tomadas para mitigar o problema”, acrescentou.

É provável que a ejeção de massa coronal do Sol se dirija para o espaço, no entanto, se ela for direcionada para a Terra, os sensores locais terão um período de 18 a 24 horas para detectar as partículas antes que elas causem interferência no campo magnético.

Ademais, outros sistemas essenciais para a humanidade, tais como a rede elétrica, os cabos de fibra ótica e o sistema de navegação GPS, além dos satélites de comunicação, também podem sofrer impacto por esse fenômeno.

Máximo solar

O máximo solar é o período regular de maior atividade solar durante o ciclo solar de 11 anos do Sol. Durante o máximo solar, um grande número de manchas solares aparece e a produção de irradiância solar cresce cerca de 0.07%. Fonte: Wikipédia

O Sol Agora

Lançado em 2 de dezembro de 1995, SOHO , o Observatório Solar e Heliosférico, é um projeto de colaboração internacional entre a ESA e a NASA para estudar o Sol desde o seu núcleo profundo até à coroa exterior e ao vento solar. A espaçonave SOHO possui doze instrumentos a bordo. Saiba mais aqui.

Veja imagens recentes do Sol divulgadas pelo Observatório Solar SOHO:

Botão Próxima Página

VEJA TAMBÉM

SELECIONADO PARA VOCÊ