Copel recupera energia em 94% dos domicílios após passagem de temporal

Por Repórter Jota Silva
Poste cai após temporal e interrompe energia elétrica

As equipes da Copel continuam a trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia de todos os consumidores afetados pelo ciclone extratropical que atingiu o Paraná desde a tarde de quarta-feira (12). Até agora, 94% dos consumidores que estavam sem energia tiveram o serviço restabelecido. No entanto, devido à gravidade e ao impacto dos estragos, o fornecimento de energia está interrompido para 43.261 consumidores. As equipes continuam mobilizadas e o trabalho de reconstrução de parte da rede vai continuar ao longo desta sexta-feira (14). 

Ao todo, mais de 700 mil consumidores chegaram a ser afetados pelo temporal de grandes proporções que registrou ventos de mais de 90 km/h e provocou diversos danos à rede elétrica, como quebra de postes e queda de árvores sobre as estruturas. 

Estão mobilizados mais de 1.700 profissionais para consertar a rede. O trabalho continuou ao longo da noite de quinta e da madrugada desta sexta, quando foi possível reduzir de 4.627 para 1.404 serviços emergenciais em todo o Paraná. Cada serviço emergencial representa um problema diferente que as equipes precisam identificar e reparar. Alguns serviços mais complexos, como a substituição de postes, podem exigir algumas horas de trabalho. 

Última região a ser atingida pelo temporal, o Leste do Paraná é o mais afetado no momento e impõe as principais dificuldades às equipes, como áreas de mata fechada, locais bloqueados e o acesso difícil para atendimento a comunidades insulares. Ao todo, 31.666 consumidores estão sem energia na região e as equipes precisam atender 1.404 serviços espalhados por mais de 30 municípios. Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, e São José dos Pinhais são os municípios com a situação mais grave e para onde a Copel está enviando reforço de equipes. 

No Litoral do Paraná, as equipes já atenderam 196 serviços emergenciais para restabelecer o fornecimento de energia. Os municípios mais afetados são Guaratuba, Paranaguá e Guaraqueçaba, mas alguns dos problemas mais complexos se concentram na região rural de Morretes e Antonina. Para reforçar o trabalho de recomposição da rede de energia, equipes das regiões Norte e Noroeste foram enviadas para o Litoral. 

Além do Leste, são 5.760 imóveis sem energia e 600 serviços emergenciais no Centro-Sul, 5.258 imóveis sem energia e 462 serviços emergenciais no Oeste e Sudoeste, 158 imóveis sem energia e 59 serviços emergenciais  no Noroeste e 419 imóveis sem energia e 265 serviços emergenciais no Norte.

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.  

SANEPAR – A Sanepar restabeleceu a maioria das conexões de abastecimento no Interior, mas o reservatório Jacob Macanhan, em Pinhais, segue sem energia, afetando os reservatórios Bairro Alto, Vila Guarani, Colônia Farias, Jardim Nesita e Jardim Araçatuba. Por esta razão, o abastecimento continua comprometido em três bairros de Pinhais (Jacob Macanhan, Palmital e Lapa), três de Curitiba (Santa Cândida, Bairro Alto e Atuba) e diversas localidades de Colombo, Quatro Barras e Campina Grande do Sul. A recuperação dos níveis dos reservatórios e a normalização no abastecimento só devem ocorrer gradativamente na noite de sexta-feira (14).

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

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