Projeto de língua portuguesa para alunos migrantes é lançado em Maringá

Por Repórter Jota Silva

A gestão municipal investe em políticas públicas que consolidam Maringá como uma cidade inclusiva. Com educação de qualidade e acolhedora, a Prefeitura de Maringá lança um novo projeto para auxiliar na aprendizagem da língua portuguesa entre alunos migrantes matriculados na rede municipal de ensino. Por meio da iniciativa, o município ofertará aulas de língua portuguesa aos sábados para alunos estrangeiros.

A rede municipal de ensino tem 331 alunos migrantes de diversas nacionalidades. O projeto extracurricular vai promover o atendimento e acolhimento dos estudantes, com ensino da língua portuguesa em cinco unidades escolares. Os encontros iniciarão neste sábado, 16, nas escolas municipais Renato Bernardi, Ayrton Plaisant, João Batista Sanches, Miriam Leila Palandri e Piveni Piassi de Moraes.

  • Saiba já: Prefeito Ulisses Maia assina ordem de serviço para construção de ponte entre Maringá e Sarandi nesta quarta, 13

Durante os encontros, os participantes vão aprender noções básicas da língua portuguesa, como alfabeto e pronúncia, além de desenvolver temáticas trabalhadas durante a semana nas aulas. As equipes escolares, que já acompanham os alunos migrantes, direcionam os estudantes para o projeto de ensino de língua portuguesa. Para realizar as matrículas, os pais ou responsáveis devem procurar uma das cinco unidades até sexta-feira, 15.

A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, explica que o projeto atenderá de forma específica as necessidades dos alunos, por meio de atividades interativas e desenvolvimento de experiências diversificadas. “Proporcionar o aprendizado da língua portuguesa para os alunos migrantes é garantir a inclusão social. O objetivo é que eles desenvolvam o conhecimento, mas também possam se sentir pertencentes ao ambiente escolar, à nossa cidade e cultura”, diz.

A iniciativa faz parte do projeto pedagógico “O meu mundo compõe o nosso mundo”, desenvolvido neste ano na rede municipal de ensino. O projeto aposta no acolhimento e no fortalecimento dos vínculos sociais e afetivos para desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Neste mês, para aproximar a comunidade escolar das escolas, a Secretaria de Educação também lançou o projeto ′Biblioteca Aberta′. De forma inédita, a Prefeitura de Maringá vai abrir as bibliotecas das unidades escolares da rede municipal de ensino aos sábados para a comunidade.

VEJA TAMBÉM

SELECIONADO PARA VOCÊ