Como rei, Lula chega de helicóptero para diplomação, evita contato com manifestantes e recebe críticas pela luxo exagerado

Por Repórter Jota Silva
Lula chega de helicóptero para diplomação e evita contato com manifestantes


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa Rosângela Lula da Silva, conhecida popularmente como Janja, chegaram de helicóptero para a cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O luxo tanto no transporte como nas vestes chamou a atenção da mídia, que já questiona quem pagou o helicóptero e qual o motivo para uso de jóias caras em um país que está se recuperando de uma crise pós pandemia.

Lula e Alckmin são conduzidos ao plenário por dois ministros do TSE, os quais foram escolhidos pelo presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes. A mesa oficial da solenidade será composta por autoridades do Judiciário, do Executivo e do Legislativo.

Na prática, o diploma é um atestado dado pelo TSE de que as eleições foram regulares. Isso porque o documento somente pode ser emitido após o cumprimento de diversas exigências, como a aprovação das contas de campanha, a finalização de todas as etapas de auditoria eleitoral e a análise inicial de recursos contra o resultado do pleito.

A diplomação oficializa o resultado das urnas e é condição formal para que o presidente eleito e o vice tomem posse de seus respectivos cargos em 1º de janeiro para o começo do mandato .

O diploma é um documento físico que deve conter o nome do candidato, a indicação da legenda do partido ou da coligação sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua designação como suplente.

Lula e Janja chegam de helicóptero para diplomação, Reprodução: GloboNews
Lula chega de helicóptero para diplomação e evita contato com manifestantes

Assista ao vivo no Linha de Frente, da Jovem Pan News