Gilberto Purpur, é alvo de investigação do Gaeco

Por Repórter Jota Silva
Repórter do www.saibaja.news

O secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur, teve o seu gabinete alvo de investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) na manhã desta quinta-feira, 8, em Maringá.

Além de Gilberto Purpur, por ordem da 22ª Promotoria do Patrimônio Público de Maringá, o Gaeco também cumpriu mandados mandados de busca e apreensão em três empresas e três residências situadas em Maringá por suspeita de direcionamento de uma licitação envolvendo a aquisição de um playground.

A princípio, as investigações da promotoria, foram iniciadas em 2020 pela 22ª, após um questionamento do Observatório Social de Maringá (OSM) sobre possibilidade de crimes de fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A Prefeitura de Maringá, informou que não foi citada na ação. O secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur, ainda não se pronunciou sobre as denúncias.

NOTA DO MINISTÉRIO PUBLICO

Patrimônio Público

Em Maringá, no Norte Central do estado, o Ministério Público do Paraná deflagrou a Operação Play, que investiga possível fraude a procedimentos licitatórios do Município envolvendo o fornecimento e a instalação de playgrounds de cordas, bem como os crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em residências e empresas da cidade e na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana

As investigações do MPPR – que estão sob sigilo – são conduzidas pela 20ª Promotoria de Justiça da comarca, que atua na área de defesa do patrimônio público, com apoio do núcleo de Maringá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Foram apreendidos documentos, computadores, celulares e dinheiro (R$ 33 mil e € 6 mil). As ordens de busca e apreensão foram deferidas pelo Juízo da 4ª Vara Criminal de Maringá”.

Fonte: Ministério Publico do Paraná