Aeroporto de Maringá registra aumento de 34,2% no fluxo de passageiros em 2022

Por Repórter Jota Silva
Aeroporto de Maringá registra aumento de 34,2% no fluxo de passageiros em 2022

Maringá tem se tornado o destino de muitas pessoas, seja para visitar a cidade ou realizar negócios. Em 2022, o Aeroporto Regional de Maringá registrou fluxo de 563.195 passageiros, o que representa aumento de 34,2% em comparação com o período anterior, quando 419.407 pessoas passaram pelo local. No ano passado, foram registrados 278.906 embarques e 284.289 desembarques. 

De acordo com o superintendente do Aeroporto, Fernando Rezende, o aumento é reflexo da retomada econômica e dos investimentos da gestão municipal no aeroporto. “As melhorias trazem comodidade para os passageiros e possibilitam um novo panorama de negócios, seja para as empresas locais ou de outras regiões e que desejam expandir as operações na cidade”, afirma. 

  • Maringá é a segunda cidade com maior crescimento populacional do Paraná, aponta IBGE

Conforme o superintendente, apenas durante a temporada de verão são esperados 160 mil passageiros no Aeroporto de Maringá. Portanto o município ampliou os destinos para a alta temporada com 20 voos extras para a população até 4 de fevereiro. São quatro voos para Salvador (BA), pela Gol Linhas Aéreas, oito voos para Porto Seguro (BA), pela Azul Linhas Aéreas, e oito voos para Cuiabá (MT), pela Gol Linhas Aéreas. 

Após negociações do município com as companhias, o aeroporto assim também vai retomar os voos diretos e diários, com exceção dos sábados, para o Aeroporto de Congonhas (SP), por meio da Companhia Gol Linhas Aéreas. Os voos estarão disponíveis a partir de 26 de março e atendem as reivindicações dos passageiros, já que o aeroporto de Congonhas é localizado na região central de São Paulo.

  • Aeroporto de Maringá tem voos adicionais na temporada de verão

Melhorias no Aeroporto de Maringá

Com investimentos de R$ 81,5 milhões, o Aeroporto de Maringá foi modernizado em 2021. A pista passou de 2,1 mil metros para 2.380 metros de comprimento e 45 metros de largura. Dessa forma, a cidade ganhou a segunda maior pista de pousos e decolagens do Paraná.

Também foi ampliado o pátio de manobras, reformada a Seção Contra Incêndio (SCI) do Corpo de Bombeiros, entre outras melhorias. Desde agosto de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou o Aeroporto de Maringá para operação de cargas internacionais, o que ampliará oportunidades de negócios para a cidade.