PassarIngá: Prefeitura promove observação de aves no Parque do Ingá neste sábado, 27, e incentiva participação de idosos

Com participação gratuita, ação voltada à convivência, bem-estar e educação ambiental também terá alongamento, aula de ritmos e de dança

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
3 Lidos

Observar a natureza, conhecer espécies de aves e compartilhar uma manhã ao ar livre, com atividades de integração. Essa é a proposta da edição especial do PassarIngá deste sábado, 27, no Parque do Ingá. Aberta a toda a comunidade, com ênfase na participação de idosos, o evento integra a programação do ‘Junho Violeta’, campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. As inscrições devem ser feitas online (acesse aqui).

A ação é realizada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), Instituto Ambiental de Maringá (IAM) e Secretaria de Esporte e Lazer (Sesp), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), via projeto ‘Vem Passarinhar’. A intenção é favorecer o envelhecimento ativo e saudável, ao estimular a convivência, a educação ambiental e a valorização dos espaços naturais da cidade.

Estão disponíveis 250 vagas, que serão distribuídas em grupos de até 25 participantes, com passeios programados a cada 30 minutos, a partir das 8h até as 11h30. O ponto de encontro será na entrada principal do Parque do Ingá. A organização recomenda o uso de roupas e calçados confortáveis, além de repelente, água, além de câmeras fotográficas e binóculos, caso os participantes possuam esses equipamentos.

Após a inscrição, os participantes recebem uma mensagem de confirmação com todas as orientações necessárias para a atividade. “Todas as orientações foram pensadas para garantir conforto, segurança e uma boa experiência durante a atividade. Nosso cuidado com as pessoas idosas é prioridade, especialmente em ações que estimulam o envelhecimento ativo, o convívio social e o bem-estar”, explica o secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin.

O diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend, enfatiza que “o Parque do Ingá é um dos principais patrimônios ambientais de Maringá e, mesmo para quem o frequenta com frequência, sempre reserva novas descobertas. A observação de aves é uma oportunidade de ressignificar o espaço, olhar para o parque de uma forma diferente e perceber a riqueza da biodiversidade presente na área urbana”, conta.

Além da observação de aves, a partir das 10h serão realizadas atividades no ‘Espaço Yoga, com alongamento coletivo, aula de ritmos e dança, além de dinâmicas de integração, incentivando hábitos saudáveis e fortalecendo a convivência entre os participantes.

CÂMARA VAI OUVIR VOCÊ
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
Seguir
Quem é o Repórter Jota Silva — Sou o Jota Silva (Carlos José da Silva), jornalista, programador e fundador do portal Saiba Já News. Com uma longa trajetória na comunicação do Paraná, uno o jornalismo independente aos bastidores da economia, tecnologia e utilidade pública. Sou especialista em mídia digital e edição, traduzindo fatos complexos com agilidade e foco no que mais importa para o leitor. Se você valoriza o jornalismo independente e quer colaborar com o meu trabalho, minha chave PIX é: jsilvamga@gmail.com
Sem comentários