Prefeitura de Maringá apresenta projeto da nova UBS Jardim São Clemente para a comunidade

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
3 Lidos

Os moradores do Jardim São Clemente e bairros vizinhos, na região sul de Maringá (PR), conheceram nesta semana o projeto da 37ª Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. O encontro, realizado na Escola Municipal Professor Geraldo Altoé, serviu para detalhar a estrutura que receberá um investimento de R$ 3,1 milhões do Governo Federal, via Novo PAC.

A nova unidade contará com 791 metros quadrados de área construída. A estrutura foi planejada para abrigar:

  • Consultórios multiuso e ginecológicos;
  • Cinco salas odontológicas e farmácia própria;
  • Salas de coleta de exames, vacinação e práticas coletivas;
  • Horta comunitária.

O espaço terá capacidade para comportar três equipes completas de Saúde da Família, compostas por médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários. As obras no terreno, localizado na rua Pioneiro Levy de Aguiar Tupan, estão previstas para começar já em junho, com entrega estimada para abril do próximo ano.

Impacto positivo na comunidade e descentralização

Para quem vive na região, a construção representa o fim de longos deslocamentos. É o caso da moradora Leonice Pereira, que atualmente precisa buscar atendimento na UBS do Jardim Universo.

“Com a UBS no São Clemente não precisaremos mais andar várias quadras até o Universo. Tudo ficará mais fácil e rápido”, comemora Leonice.

A presidente da Associação de Moradores do Jardim Universo, Iva Gomes de Souza, também celebrou o investimento, destacando que a nova estrutura vai desafogar o atendimento da unidade atual e melhorar a cobertura de saúde para toda a região.

Transparência e fortalecimento da atenção básica

De acordo com o secretário de Obras Públicas, Roberto Petrucci, a apresentação do projeto cumpre um compromisso de transparência da gestão municipal. “Esta foi a primeira vez de muitas apresentações que estão por vir”, afirmou, destacando a importância de incluir a comunidade no processo.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, pontuou que a UBS São Clemente é estratégica para a expansão da rede pública. “Representa uma melhoria importante no acesso aos serviços e o fortalecimento da atenção básica, que é a porta de entrada do sistema de saúde”, finalizou.

Saiba Já News: inteligência em informação com abrangência nacional.

CÂMARA VAI OUVIR VOCÊ
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
Seguir
Quem é o Repórter Jota Silva — Sou o Jota Silva (Carlos José da Silva), jornalista, programador e fundador do portal Saiba Já News. Com uma longa trajetória na comunicação do Paraná, uno o jornalismo independente aos bastidores da economia, tecnologia e utilidade pública. Sou especialista em mídia digital e edição, traduzindo fatos complexos com agilidade e foco no que mais importa para o leitor. Se você valoriza o jornalismo independente e quer colaborar com o meu trabalho, minha chave PIX é: [email protected]