Saúde, MPPR e UEM oficializam parceria para criação do Painel da Dengue

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
3 Lidos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) firmou nesta terça-feira (30) um Termo de Cooperação com o Ministério Público do Paraná (MPPR) e com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) oficializando a parceria voltada ao desenvolvimento do Painel da Dengue, uma plataforma interinstitucional que está em desenvolvimento. O objetivo é concentrar e facilitar o acesso a dados sobre a doença. A assinatura ocorreu durante a Reunião da Comissão Intergestora Bipartite do SUS (CIB).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a nova ferramenta tornará mais atualizada e interativa a visualização dos dados epidemiológicos. Basicamente, o painel propiciará interpretar, de forma mais simplificada, o cenário da doença no Estado. “A dengue é uma preocupação de todos e essa plataforma é importante porque extravasou da saúde para o mundo acadêmico e para a atuação ministerial do MPPR, uma parceria que visa fortalecer ainda mais a luta contra a dengue no Paraná”, disse ele.

As várias faces do programa permitem que sejam examinados os números totais do Estado ou informações de um único município, contendo todo o histórico epidemiológico e atualizado constantemente.

  • Deputada Maria Victoria (PP) fala sobre a importância de prioridades nos mandatos em encontro de vereadoras
  • Paraná é líder nacional em áreas verdes nas escolas; número de quadras esportivas bate recorde
  • Emenda de Ricardo Barros obriga comunicação de maus-tratos e abuso de crianças e adolescentes

A promotora do Centro de Apoio e Proteção à Saúde Pública do MPPR, Simone Maria Tavarnaro Pereira, destacou que o projeto vem sendo desenvolvido desde 2022 e surgiu do objetivo comum dos gestores de saúde e do MP no enfrentamento à dengue. “Compete ao MP acompanhar as ações, estimular os planos de combate e, em casos mais extremos, cobrar os gestores municipais”, explicou.

A expectativa é que o Painel da Dengue entre em funcionamento nos próximos meses no site do MPPR para que os promotores acompanhem as informações sobre a doença no Estado, disponibilizando os dados também para os municípios. O termo de cooperação tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogado.

O procurador-geral de Justiça do Estado, Francisco Zanicotti, que participou da assinatura do termo de cooperação, destacou a parceria. “Quero destacar e agradecer essa parceria com a Sesa de resolução de problemas, agora temos esse importante diálogo”.

A UEM é a responsável pelo desenvolvimento do painel. “Esse diálogo, essa parceria entre Sesa e UEM oportuniza fazermos mais para a população. Nossa missão é atender a população que está sendo beneficiada com mais esse projeto”, destacou o reitor Leandro Vanalli.

CÂMARA VAI OUVIR VOCÊ
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
Seguir
Quem é o Repórter Jota Silva — Sou o Jota Silva (Carlos José da Silva), jornalista, programador e fundador do portal Saiba Já News. Com uma longa trajetória na comunicação do Paraná, uno o jornalismo independente aos bastidores da economia, tecnologia e utilidade pública. Sou especialista em mídia digital e edição, traduzindo fatos complexos com agilidade e foco no que mais importa para o leitor. Se você valoriza o jornalismo independente e quer colaborar com o meu trabalho, minha chave PIX é: jsilvamga@gmail.com