O Procon de Maringá iniciou nesta semana o curso de Conciliador e Mediador Judicial, fruto do convênio de cooperação técnica firmado em 2025 com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). A capacitação segue até o dia 13, com aulas das 13h30 às 17h, e é ministrada pela técnica judiciária Miriam Batista Benedito.
O curso tem como finalidade capacitar os servidores do Procon para atuarem na conciliação e mediação judicial, em conformidade com a Política Pública do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa amplia a capacidade de atendimento do órgão e qualifica ainda mais a atuação dos servidores, com foco na escuta ativa, sensibilidade no atendimento e resolução adequada dos conflitos de consumo.
- Prefeitura instala primeiras Estações Disseminadoras de Larvicida em Maringá para combate à dengue
- Maringá: mutirão encaminha 600 crianças para matrículas em escolas e Cmeis
Com a formação, os consumidores que buscarem os serviços do Procon poderão ter as demandas mediadas e, após audiência de conciliação, homologadas pelo Poder Judiciário. “O processo garante mais agilidade, efetividade e segurança jurídica para as partes envolvidas, fortalecendo o acesso à Justiça e a solução consensual de conflitos”, destaca a coordenadora do Procon, Coronel Audilene da Rocha.

