A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está intensificando o chamamento da população para a campanha de vacinação contra a gripe no Paraná. Com o prazo final estipulado para o dia 30 de maio, as autoridades reforçam que este é o momento mais propício para buscar a imunização, aproveitando a chegada dos dias mais frios e o período de maior sazonalidade do vírus Influenza.
A vacina é apontada como a principal ferramenta para evitar casos graves, hospitalizações e óbitos provocados pela doença.
Estrutura e facilidade de acesso
Para garantir a cobertura, o Estado conta com mais de 1.800 salas de vacina ativas. O atendimento ocorre de forma contínua nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Além disso, diversos municípios paranaenses têm adotado estratégias descentralizadas para facilitar o acesso dos cidadãos, tais como:
- Vacinação em ambientes escolares;
- Ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde;
- Ações externas em pontos de grande circulação.
O que levar: Para receber o imunizante, o cidadão deve comparecer ao local de votação ou UBS portando um documento pessoal com foto e a carteira de vacinação.
Balanço da campanha e público-alvo
Desde o início da mobilização, em 28 de março, o Paraná já contabiliza 1.535.863 doses aplicadas. O montante faz parte de um universo de 2,2 milhões de doses já enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas proporcionalmente entre as regionais do Estado.
A população-alvo total estimada no Paraná é de 4.815.445 pessoas. Vale ressaltar que a vacinação para o público geral ainda não foi autorizada pela União, permanecendo restrita aos grupos prioritários estabelecidos pelo governo federal.
O secretário de Estado da Saúde, César Neves, reforçou o impacto coletivo da mobilização.
“A vacinação é um ato de cuidado individual e também de responsabilidade com toda a população. Quanto maior a cobertura vacinal, menor a circulação do vírus e o risco de complicações causadas pela gripe, especialmente entre os públicos mais vulneráveis”, destacou o secretário.
Quem pode se vacinar?
Os imunizantes estão disponíveis exclusivamente para os seguintes grupos prioritários:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Idosos;
- Povos indígenas e quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais da saúde e professores;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou deficiência permanente;
- Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários;
- Integrantes das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
- Funcionários dos Correios;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.
A Sesa lembra que, embora a campanha oficial termine no final do mês de maio, a aplicação das doses nas unidades de saúde continuará acontecendo enquanto houver disponibilidade de estoque na rede pública.





