Cerca de 40 presidentes de associações de moradores e lideranças comunitárias participaram neste domingo, 21, da primeira edição da ‘Caravana São Tomé’, projeto-piloto da Prefeitura de Maringá criado para envolver ainda mais a população e promover transparência sobre o andamento das principais obras da cidade. A programação começou no Paço Municipal, com uma apresentação sobre os investimentos e intervenções em execução, e seguiu com uma visita técnica.
O roteiro incluiu visitas às obras do Eixo Monumental na Praça Renato Celidônio, Hospital Municipal, Praça Senador Abilon de Souza Naves, que integra as obras da ciclovia da Avenida Tuiuti, Centro Esportivo Dr. Luiz Carvalho, na Vila Operária, Centro de Eventos Oscar Niemeyer e Centro Esportivo Dr. Altino Borba, no Jardim Mandacaru.
A caravana foi conduzida pelo prefeito Silvio Barros, acompanhado da vice-prefeita Sandra Jacovós, por equipes da Secretaria de Obras Públicas e de outras secretarias municipais. “A ‘Caravana São Tomé’ tem sua proposta sustentada na ideia do ‘ver para crer’. Nosso desejo é permitir que as lideranças conheçam de perto o andamento das obras, entendam os desafios enfrentados durante a execução dos projetos e possam compartilhar informações mais precisas com os moradores de seus bairros”, comentou o prefeito.
Durante a apresentação inicial, Barros enfatizou que a iniciativa estreita laços entre o poder executivo e a comunidade, com o objetivo de que o desenvolvimento seja participativo, com questionamentos, opiniões, além de informações. “Acreditamos que é importante ver para crer. Queremos mostrar para os presidentes de bairro aquilo que está sendo feito, explicar os desafios que surgem durante a execução das obras e ouvir as contribuições de quem representa a comunidade. Muitas vezes são essas lideranças que ajudam a identificar ajustes e melhorias para que os projetos atendam melhor a população.”
Em cada parada, o prefeito apresentou informações sobre cronogramas, aditivos de prazo, adequações técnicas e alterações de projetos necessárias durante a execução das obras, enquanto as lideranças também fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre os empreendimentos. “As obras públicas são dinâmicas. Em alguns casos encontramos situações que exigem reavaliação de projetos, adequações técnicas e novos estudos. Enquanto estamos dialogando com as empresas e buscando as melhores soluções, o trabalho continua avançando. Nosso compromisso é entregar obras que atendam às necessidades da população e tenham qualidade para durar muitos anos”, explicou o prefeito.
“A visita fez com que nos sentíssemos incluídos, como deve ser. Muitos detalhes das obras eu não conhecia e agora vou levar essas informações para os moradores do meu bairro. Conhecemos etapas das obras do Hospital da Mulher, que será anexo ao Hospital Municipal, das obras das praças e de outros projetos que eu não conhecia em que pé estavam. Na minha comunidade, são cerca de 4 mil pessoas e também participo do conselho da UBS do Paris VI. Todas as atualizações de hoje serão repassadas à vizinhança”, disse a presidente da Associação de Moradores do Jardim Rebouças, Geni Ferreira Pesco.
Para a presidente da Associação de Moradores do Conjunto Guaiapó, Fátima Viana, a ‘Caravana São Tomé’ foi esclarecedora. “Foi muito bom saber mais sobre o que vem ocorrendo. Vemos as obras, mas não todo o trabalho que existe por trás delas. Gostei muito da visita e agradeço pelo convite. É gratificante imaginar que nós, nossos filhos e netos irão utilizar em breve esses espaços.”
Fotos










