Com participação da Prefeitura, ‘Arena Sustentável’ reúne comunidade para debater e conhecer iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Evento promovido pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC) teve diversos serviços para a população e bate-papo sobre sustentabilidade com o prefeito Silvio Barros

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
7 Lidos
Município levou serviços para evento (Crédito: Ricardo Lopes/PMM)

A 4ª edição da Arena Sustentável, realizada entre sexta-feira, 19, e domingo, 21, contou com programação voltada à conscientização ambiental, cidadania e sustentabilidade, com diversos serviços, informações e recreação para a comunidade. Inspirado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o evento, promovido pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC), no Eurogarden, com apoio da Prefeitura de Maringá, instituições públicas, universidades e empresas comprometidas com práticas sustentáveis, contou com cerimônia oficial de abertura no domingo, 21, com homenagens e um bate-papo sobre sustentabilidade com o prefeito Silvio Barros. 

“É gratificante ver tanta gente reunida em um dia como hoje para trocar ideias e ampliar o entendimento sobre o que é sustentabilidade na nossa vida. Muitas vezes, as pessoas estão distantes desse conceito, mas sustentabilidade é a habilidade de sustentar a vida. Quando não fazemos isso, colocamos em risco a própria vida humana. Por isso a Prefeitura apoia ações como a ‘Arena Sustentável’, que ajudam a conscientizar e mobilizar a comunidade”, afirmou o prefeito na cerimônia de abertura.

O sócio do GMC, José Roberto Mattos, ressaltou que a sustentabilidade começa com atitudes simples no dia a dia. “É motivo para a gente pensar como pode melhorar a própria rotina, a vida da cidade e das próximas gerações. Maringá merece abraçar cada vez mais a reciclagem e a sustentabilidade. Acreditamos na ‘Arena Sustentável’ como um convite para refletirmos sobre os próximos passos e sobre como cada cidadão pode contribuir para uma cidade melhor”, disse.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Vânia Malagutti, ressaltou que “o evento é uma oportunidade relevante para dar visibilidade ao conhecimento, à pesquisa, à inovação e à tecnologia produzidos pela universidade”, comentou. “A UEM é patrimônio de todos os maringaenses e espaços como a ‘Arena’ fortalecem a aproximação entre a universidade e a comunidade”, completou.

Para a presidente da Câmara de Vereadores, Majô, aproximar a população dos ODS é um passo fundamental para um planeta maia sustentável. “Ainda existe o desafio de compreender e colocar em prática os 17 objetivos da ONU. A ‘Arena Sustentável ‘cumpre um papel importante ao levar esse debate para perto das pessoas e fortalecer a participação da comunidade.”

Na ocasião, foram entregues os troféus de reconhecimento ‘Amigos da Arena Sustentável’ para o prefeito Silvio Barros, representando a Prefeitura de Maringá; para a pró-reitora de Extensão da UEM, Vânia Malagutti; presidente da Câmara de Vereadores, Majô; além da Cimflex, Usina Santa Terezinha e Instituto Acim.

Também acompanharam a cerimônia de abertura a primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros; a vereadora Professora Ana Lúcia; secretários municipais; representantes de instituições públicas, empresas parceiras e demais lideranças.

Bate-papo sobre sustentabilidade – Na abertura, o prefeito Silvio Barros conduziu um bate-papo com o público sobre sustentabilidade e apresentou iniciativas desenvolvidas pelo município. Entre os temas abordados esteve o programa ‘Maringá Lixo Zero’, cujo objetivo é implantar soluções inovadoras para transformar resíduos que antes seriam destinados ao aterro sanitário em materiais que podem ser reaproveitados em diferentes aplicações.

O prefeito explicou que o município já recebeu propostas de tecnologias para tratamento de resíduos e está na fase de avaliação das melhores alternativas para futura implementação. Ele também apresentou exemplos de materiais apresentados por empresas que desejam atender ao programa criado pelo município. São materiais que, a partir da transformação do lixo, podem ser reaproveitados pela indústria, por exemplo, e reduzindo o volume destinado ao aterro.

O morador de Maringá Rodolfo Caetano da Silva acompanhou a conversa. “Eu separo o lixo desde a época em que morava em uma chácara e acredito muito nesse trabalho. O programa Lixo Zero pode fazer Maringá se destacar ainda mais e servir de exemplo para outras cidades.”

Programação da ‘Arena’ – Durante os três dias de realização, a programação atraiu visitantes interessados em conhecer as atividades e serviços oferecidos pelos expositores. A Prefeitura participou, por meio de diversas secretarias, com atividades com o Techbus, simulador de capotamento, orientações sobre saúde, brinquedos para as crianças, distribuição de absorventes, oficinas de compostagem, entre outras opções. 

A moradora de Maringá Maria Lourenço visitou estandes de empresas e da Prefeitura . “Vim com meu esposo e nossa cachorrinha Cristal. Recebi orientações sobre saúde bucal, soube mais sobre os serviços oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde e também sobre questões relacionadas ao meio ambiente. No estande de uma empresa, conheci como funciona o plantio e processamento da cana”, relatou.

De Sarandi, Aline Nogueira Rodrigues soube do evento pelas redes sociais e veio a Maringá participar da programação acompanhada do filho Heitor, de 7 anos. “Ele aproveitou bastante os brinquedos infláveis e participou da troca de figurinhas. Também vimos uma animação sobre sustentabilidade.”

Outros eventos do fim de semana – No sábado, 20, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), em parceria com o Grupo Anjos da Guarda, promoveu o ‘Batizado do Boi’, na Casa Luanda. Inspirado em manifestações semelhantes presentes em diversas regiões do Brasil, o ‘Batizado do Boi Soberano’ reuniu integrantes da comunidade do boi, da capoeira, de religiões de matriz africana, artistas, lideranças culturais e membros da comunidade.

E no domingo, 21, por meio da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebea), a Prefeitura promoveu a feirinha de adoção e animais ‘Arraiá do hexa: adote um cãopeão’, no Parcão. Além de direcionar animais resgatados pelo município após situações de abandono e maus-tratos para um novo lar, a ação contou com atividades para as famílias, com brinquedos para crianças e comidas típicas de festa junina.

Fotos

CÂMARA VAI OUVIR VOCÊ
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
Seguir
Quem é o Repórter Jota Silva — Sou o Jota Silva (Carlos José da Silva), jornalista, programador e fundador do portal Saiba Já News. Com uma longa trajetória na comunicação do Paraná, uno o jornalismo independente aos bastidores da economia, tecnologia e utilidade pública. Sou especialista em mídia digital e edição, traduzindo fatos complexos com agilidade e foco no que mais importa para o leitor. Se você valoriza o jornalismo independente e quer colaborar com o meu trabalho, minha chave PIX é: jsilvamga@gmail.com
Sem comentários