A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipplam) e da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Seurbh), recebeu na semana passada uma comitiva composta por representantes da Prefeitura de Içara/SC e membros do Instituto Del (Idel), vinculado à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em uma missão técnica. A agenda incluiu visitas a diferentes espaços da cidade para troca de experiências e compartilhamento de práticas urbanísticas aplicadas em Maringá.
O foco do encontro foi apresentar as iniciativas que contribuem para a estratégia habitacional do município, envolvendo aspectos sobre a história, planejamento e desenvolvimento de Maringá. Durante a agenda, também foram apresentados instrumentos e diretrizes que orientam o crescimento urbano da cidade, com destaque para as Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), o parcelamento de solo e as políticas de planejamento. Ainda houve participação virtual do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que hoje representa a presidência da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), instituições representadas pela presidente Ana Zornig Jayme.
“Temos interesse em levar as boas práticas sobre o parcelamento do solo para planejar um futuro em que todos tenham qualidade de vida”, disse o vice-prefeito do município de Içara/SC, Alex Michels.
“Conhecemos um pouco da história de Maringá e nos inspiramos enquanto federação para construir nosso modelo de planejamento e desenvolvimento territorial, com o objetivo de apoiar os municípios de Santa Catarina”, afirmou a coordenadora geral do Idel, Aline Nandi.
Para a vice-prefeita de Maringá, Sandra Jacovós, “receber representantes de outros estados para conhecer as iniciativas de Maringá reforça o compromisso e a relevância da cidade em planejamento e o desenvolvimento sustentável.”
A diretora-presidente do Ippalm, Tânia Verri, ressaltou o valor do intercâmbio de conhecimentos. “Compartilhar experiências e boas práticas urbanísticas fortalece as políticas públicas e contribui para a construção de cidades mais acolhedoras e inclusivas”, pontuou.
A comitiva também visitou o Condomínio do Idoso e unidades de moradia popular construídas em Zonas de Interesse Social (Zeis). A programação seguiu com palestra sobre governança junto ao Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem).





