Petrobras assina contrato com Porto do Açu (RJ) para impulsionar o descomissionamento sustentável de plataformas

Por Repórter Jota Silva
Petrobras assina contrato com Porto do Açu (RJ) para impulsionar o descomissionamento sustentável de plataformas

A Petrobras assinou, nesta semana, contrato com o Porto do Açu (RJ) para apoio ao descomissionamento de plataformas de produção de petróleo e gás. O acordo prevê disponibilização de cais para acostamento temporário das unidades de produção em descomissionamento, até a definição da destinação final da unidade, de acordo com as melhores práticas internacionais de reciclagem verde e sustentabilidade (ASG).

Com duração de três anos, o contrato com o Porto do Açu, localizado na cidade de São João da Barra (RJ), também determina a prestação de serviços de apoio às unidades, disponibilização de energia elétrica, entre outros. O acordo integra a estratégia da Petrobras de descomissionar um total de 26 plataformas até 2030

O descomissionamento consiste em um conjunto de atividades associadas à interrupção definitiva das operações de uma plataforma. Trata-se de um processo natural dentro do ciclo produtivo da indústria de óleo e gás. A Petrobras destinará U$ 9,8 bilhões para atividades de descomissionamento, de acordo com o seu Planejamento Estratégico 2023-2027.

A companhia prevê descomissionar 26 plataformas nos próximos cinco anos. Dentro das atividades de descomissionamento estão previstas as atividades de tamponamento definitivo de poços, limpeza e destinação dos sistemas submarinos e plataformas.

Petrobras — Destinação sustentável da P-32

A Petrobras concluiu em julho o leilão de venda da plataforma P-32, a primeira plataforma para a qual será adotado o modelo de destinação sustentável, adotado pela companhia. A empresa vencedora foi a GERDAU S.A, em parceria com o estaleiro ECOVIX. A P-32, atualmente na Bacia de Campos sairá da locação diretamente para o estaleiro da ECOVIX, onde será realizada a reciclagem da embarcação.

Saiba também:

  • Eduardo Leite pede menos burocracia para reconstruir áreas afetadas por enchentes no RS após passagem de ciclone
  • Sem Lula, Geraldo Alckmin anuncia auxílio emergencial de R$ 800 por pessoa das cidades do RS afetadas pelo ciclone
  • Paraná manda mais sete bombeiros e três cães para ajudar o Rio Grande do Sul nesta sexta, 8

VEJA TAMBÉM

SELECIONADO PARA VOCÊ