O mercado de trabalho muda o tempo todo, mas há algo que permanece valioso: a experiência. Com o objetivo de aproximar profissionais 50+ das empresas e ampliar as oportunidades de contratação, a Prefeitura de Maringá realizou nesta sexta-feira, 26, o Feirão de Empregabilidade 50+, na Agência do Trabalhador. A ação reuniu mais de 750 vagas destinadas ao público acima dos 50 anos, entre outros candidatos.
Promovido por meio das secretarias de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), da Pessoa com Deficiência (Seped) e de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), o evento faz parte de uma agenda mensal da Agência do Trabalhador para aproximar empresas e candidatos. Durante a ação, os participantes podem conhecer as vagas disponíveis, realizar entrevistas e já sair encaminhados para os processos seletivos. Além dos feirões, a Agência segue com atendimento diário e recebe novas oportunidades de emprego todos os dias.
O aposentado José Carlos Freire, de 72 anos, conta que nunca conseguiu ficar parado e viu no feirão a chance de voltar ao mercado. Ele foi entrevistado para vagas na Agência e aguardo o resultado da seleção. “Quando fiquei sabendo da iniciativa, achei uma excelente oportunidade. Ainda tenho disposição para trabalhar e eventos como esse mostram que a experiência também tem valor”, avaliou.
Já a Ana Almeida, de 56 anos, mencionou que depois de anos atuando na mesma área, decidiu buscar novos desafios profissionais. “Quero tentar uma carreira diferente e aqui ficou mais fácil entender as possibilidades. Conversar diretamente com várias empresas no mesmo lugar ajuda a conhecer vagas que eu talvez nem imaginasse”, disse.
Para as empresas participantes, a contratação de profissionais mais experientes tem gerado resultados positivos. “São profissionais comprometidos, que assumem responsabilidades e mostram todos os dias que sabem se reinventar. Temos tido experiências muito positivas com essas contratações”, comentou analista de Recursos Humanos do Assaí Atacadista, Flávia Duarte.
O representante do setor de Recursos Humanos da Metal Cia, Murilo dos Santos, ressaltou que a empresa já vem ampliando o olhar para profissionais mais maduros e considera o feirão uma oportunidade de fortalecer esse movimento. “Além de encontrar candidatos com experiência, conseguimos conversar com diferentes perfis, criar uma proximidade que facilita o processo de contratação e muitas vezes ajudar com uma recolocação no mercado.”
O secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Rogério Bernardo, frisou que a iniciativa visa ampliar o acesso ao emprego. “Muitos profissionais têm uma trajetória consolidada, conhecimento e vontade de continuar ativos. Nosso papel é aproximar essas pessoas das empresas e criar oportunidades para que elas sejam reconhecidas pelo que podem oferecer”, reforçou.
Apoio – Além de ações como os feirões de empregabilidade, a Agência do Trabalhador oferece atendimento especial para fortalecer a inserção da comunidade no mercado de trabalho. Em parceria com alunos dos cursos de Psicologia da Uningá e da UniFamma, são disponibilizados, às segundas e quintas-feiras pela manhã, serviços gratuitos de elaboração e atualização de currículos, preparação para entrevistas de emprego e apoio psicológico aos candidatos.
Presença – Estiveram presentes no evento o coordenador da Casa Civil na região de Maringá, Deca Silvestre; a chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), Vanusa Ramos; além de representantes das universidades parceiras e de secretarias municipais.




