Prefeitura assina ordem de serviço para construção de ciclovia na Avenida Mário Clapier Urbinati

Por Repórter Jota Silva
Prefeitura assina ordem de serviço para construção de ciclovia na Avenida Mário Clapier Urbinati

A Prefeitura de Maringá investe em melhorias de micromobilidade, conceito que se refere ao deslocamento de veículos leves para distâncias curtas. Como a construção de uma nova ciclovia, na Avenida Mário Clapier Urbinati, cuja ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira, 6. As obras começarão nos próximos dias e a entrega está prevista para o primeiro semestre deste ano. 

A nova ciclovia terá 750 metros de extensão, entre a Avenida Mandacaru e a Rua Cristal, no Jardim Universitário, com investimento de R$ 647 mil. Ela fará parte de um quadrilátero, ligando outras ciclovias existentes e bairros distantes, facilitando a locomoção da população. A pedido da comunidade, a gestão municipal também irá construir uma ciclovia na Avenida Tuiuti, de 4,4 km de extensão. A previsão é que a licitação seja publicada no fim deste ano e que a construção inicie em 2024. 

Também estão previstas reformas de trechos das ciclovias mais antigas, como as das avenidas Mandacaru e da Pedro Taques. As melhorias e novos projetos foram debatidos com a comunidade durante a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), aprovado na Câmara. “O plano teve participação da comunidade nas audiências públicas. Estamos sempre monitorando as demandas para melhorar a mobilidade em Maringá”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur. 

Em janeiro foram instalados os dois primeiros semáforos para ciclistas na cidade, na esquina da Avenida Pedro Taques com a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. O município também realizou a instalação de semáforos de pedestres, sinalização tátil e o prolongamento do canteiro central para a criação de áreas de segurança aos pedestres. O projeto será levado para outras regiões da cidade em breve, sendo o próximo no cruzamento das avenidas Horácio Raccanello Filho e Mauá. 

Ciclovias – Maringá tem 43 km de ciclovias e a meta é chegar a 50 km até 2024. Segundo o PlanMob, as bicicletas correspondem a 6% dos deslocamentos na cidade, o dobro da média nacional, que é de 3%. A economia proporcionada com deslocamento para o trabalho é a principal razão para locomoção com as bikes em Maringá, sendo responsável por 52% dos 37,2 mil deslocamentos ′origem-destino′ registrados. Na sequência, aparece o deslocamento para escola, com 34%; compras e lazer com 5%; e diversos com 8%. A média de viagem é de 35 minutos, sendo que 41% dos maringaenses levam entre 16 e 30 minutos para percorrer o trajeto.

PMM

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