Maringá recebe comitiva de Santa Catarina para apresentar políticas de planejamento urbano e habitação

Parcelamento do solo e zoneamento voltado à moradia social estiveram entre os temas das agendas

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
3 Lidos

A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipplam) e da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Seurbh), recebeu na semana passada uma comitiva composta por representantes da Prefeitura de Içara/SC e membros do Instituto Del (Idel), vinculado à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em uma missão técnica. A agenda incluiu visitas a diferentes espaços da cidade para troca de experiências e compartilhamento de práticas urbanísticas aplicadas em Maringá.

O foco do encontro foi apresentar as iniciativas que contribuem para a estratégia habitacional do município, envolvendo aspectos sobre a história, planejamento e desenvolvimento de Maringá. Durante a agenda, também foram apresentados instrumentos e diretrizes que orientam o crescimento urbano da cidade, com destaque para as Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), o parcelamento de solo e as políticas de planejamento. Ainda houve participação virtual do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que hoje representa a presidência da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), instituições representadas pela presidente Ana Zornig Jayme.

“Temos interesse em levar as boas práticas sobre o parcelamento do solo para planejar um futuro em que todos tenham qualidade de vida”, disse o vice-prefeito do município de Içara/SC, Alex Michels.

“Conhecemos um pouco da história de Maringá e nos inspiramos enquanto federação para construir nosso modelo de planejamento e desenvolvimento territorial, com o objetivo de apoiar os municípios de Santa Catarina”, afirmou a coordenadora geral do Idel, Aline Nandi.

Para a vice-prefeita de Maringá, Sandra Jacovós, “receber representantes de outros estados para conhecer as iniciativas de Maringá reforça o compromisso e a relevância da cidade em planejamento e o desenvolvimento sustentável.”

A diretora-presidente do Ippalm, Tânia Verri, ressaltou o valor do intercâmbio de conhecimentos. “Compartilhar experiências e boas práticas urbanísticas fortalece as políticas públicas e contribui para a construção de cidades mais acolhedoras e inclusivas”, pontuou.

A comitiva também visitou o Condomínio do Idoso e unidades de moradia popular construídas em Zonas de Interesse Social (Zeis). A programação seguiu com palestra sobre governança junto ao Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem).

CÂMARA VAI OUVIR VOCÊ
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
Seguir
Quem é o Repórter Jota Silva — Sou o Jota Silva (Carlos José da Silva), jornalista, programador e fundador do portal Saiba Já News. Com uma longa trajetória na comunicação do Paraná, uno o jornalismo independente aos bastidores da economia, tecnologia e utilidade pública. Sou especialista em mídia digital e edição, traduzindo fatos complexos com agilidade e foco no que mais importa para o leitor. Se você valoriza o jornalismo independente e quer colaborar com o meu trabalho, minha chave PIX é: jsilvamga@gmail.com
Sem comentários