Mesmo com R$ 300 mil garantidos de forma emergencial e patrocínios articulados pelo município, time de vôlei feminino decide deixar Maringá

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
5 Lidos
Reunião do dia 20 de maio (Crédito: Rodrigo Grando/PMM)

A Prefeitura de Maringá fez o possível para garantir a permanência da equipe de vôlei feminino no município, observando critérios legais e orçamentários. Ao longo do últimos meses, o município manteve os esforços com diálogo aberto e transparente, além de articulações com possíveis patrocinadores, até mesmo de forma direta pelo prefeito Silvio Barros, para que o time profissional continuasse baseado em Maringá.

No dia 12 de março deste ano, a diretoria do time foi até a Secretaria de Esportes e Lazer e informou ao secretário da pasta, Paulo Biazon, que a equipe passava por dificuldades financeiras e que havia recebido proposta para levar o clube para Londrina. Foi neste momento que a Prefeitura de Maringá tomou conhecimento da crítica situação financeira do time. Diante do cenário, Biazon agendou um encontro entre a diretoria do clube e o prefeito Silvio Barros.

A reunião, on-line, foi realizada no dia 26 de março, quando o clube reforçou o convite do município de Londrina e solicitou à Prefeitura de Maringá R$ 800 mil para participar da próxima temporada, sendo que R$ 300 mil precisariam ser repassados até 30 de maio para sanar dívidas. A Prefeitura recebeu e acolheu essas demandas, sem qualquer negativa ou omissão, e solicitou a formalização da proposta de ajuda, procedimento necessário para concessão de apoio público garantindo a responsabilidade no uso do dinheiro do contribuinte maringaense.

O clube enviou a formalização no dia seguinte, 27 de março, e imediatamente a Prefeitura de Maringá iniciou a busca por soluções ao pedido realizado. Uma semana depois, em 3 de abril, a equipe já havia retirado o piso emborrachado do Ginásio Chico Neto e levado para Londrina. O piso, alugado pela equipe para atender às exigências da Confederação Brasileira de Vôlei durante as competições, não foi mais recolocado no ginásio maringaense.

Em 4 de maio houve uma nova reunião, desta vez presencial, entre o prefeito Silvio Barros, o secretário de Esportes Paulo Biazon e a diretoria do clube. No encontro, a Prefeitura se comprometeu a disponibilizar os R$ 300 mil considerados emergenciais pelo clube e, ainda, a ajudar na busca de patrocínio para complementar o valor total de R$ 800 mil pedido para a participação na próxima temporada. O próprio prefeito Silvio Barros ligou para 12 empresas que se dispuseram a colaborar, mas pontuaram que precisavam estabelecer um cronograma para pagamento.

Por fim, na noite da última quarta-feira, 20 de maio, em nova reunião no Paço Municipal, o prefeito Silvio Barros informou que, por meio de emendas parlamentares, seria possível viabilizar os R$ 300 mil solicitados de forma emergencial pelo clube e que o repasse seria feito no prazo solicitado pelo time. O prefeito reforçou a intenção do município em manter a equipe em Maringá, se comprometendo a assinar um contrato para repasse de recursos para as próximas três temporadas. A diretoria do clube ouviu as propostas, mas não tomou uma decisão na ocasião. O comunicado da equipe sobre a transferência para Londrina ocorreu na tarde desta quinta-feira, 21.

A Prefeitura de Maringá agradece ao time profissional pelo trabalho desenvolvido no município e destaca que o trabalho social e de formação de base da Associação Maringaense de Voleibol (Amavolei) continuará sendo realizado na cidade, sem mudanças, atendendo centenas de crianças e adolescentes do município.

O secretário de Esportes Paulo Biazon reforça que a gestão investiu só em 2026 cerca de R$ 6 milhões no esporte. “Neste ano, a Prefeitura investiu o maior valor dos últimos tempos em modalidades esportivas. Com esse dinheiro, conseguimos democratizar o esporte, atendendo projetos das mais variadas modalidades. Entendemos que o esporte é essencial na formação de crianças, jovens e adultos e vamos continuar a investir para que possamos atender o maior número possível de pessoas”, diz.

CÂMARA VAI OUVIR VOCÊ
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
Seguir
Quem é o Repórter Jota Silva — Sou o Jota Silva (Carlos José da Silva), jornalista, programador e fundador do portal Saiba Já News. Com uma longa trajetória na comunicação do Paraná, uno o jornalismo independente aos bastidores da economia, tecnologia e utilidade pública. Sou especialista em mídia digital e edição, traduzindo fatos complexos com agilidade e foco no que mais importa para o leitor. Se você valoriza o jornalismo independente e quer colaborar com o meu trabalho, minha chave PIX é: [email protected]