Com o objetivo de aprimorar técnicas em situações extremas, agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), divisão da Guarda Civil Municipal (GCM), participam de um curso oferecido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Segurança. O treinamento une teoria e prática, com conhecimento compartilhado por um agente que passou por capacitação específica e por integrantes das polícias Civil e Militar.
O curso é rigoroso e tem caráter eliminatório. Dos 40 agentes que iniciaram a capacitação, 27 continuam nas aulas. O agente Arthur Dalte é um deles. “É um ganho de técnica e de experiência que vai gerar resultados positivos para nós no confronto contra a marginalidade. O curso exige não só da parte física, mas da psicológica também, demandando muito do operador de segurança”, disse.
Os agentes passam por treinamentos que simulam operação com fuzis, carabinas, granadas de efeito moral, gás lacrimogênio, lançadores de rojões, entre outros. O secretário de Segurança, Delegado Luiz Alves, reforçou a preocupação em preparar guardas para atender a comunidade com cada vez mais qualidade. “Com o curso, teremos agentes preparados para qualquer tipo de desafio que seja colocado na frente deles em defesa da sociedade. Estamos oferecendo esta capacitação em nome da tranquilidade dos moradores e do combate à criminalidade.”
Também fazem parte do conteúdo do curso técnicas de patrulhamento tático motorizado. O tenente Lucas Faccin, da 4ª Companhia do Batalhão da Polícia Rodoviária, explicou que esse tipo de patrulhamento é de alto risco. “É um tipo de patrulhamento que, muitas vezes, tem arma de fogo envolvida, pessoas com mandado de prisão em aberto, envolvidos com o tráfico de drogas, entre outras situações. E tudo isso demanda equipes mais treinadas para atender essas ocorrências”, finalizou.





