Prefeitura promove Caminhada da Mulher, ‘Maringá + Cidadania’ e ‘Espaço + Saúde’ no Parque do Ingá neste domingo, 30

Ações integradas convidam a população para um dia de movimento, informação, serviços gratuitos e promoção da qualidade de vida

Saiba Já Notícias
7 Lidos
A programação reúne a Caminhada da Mulher, o ‘Maringá + Cidadania’ e o ‘Espaço + Saúde’, que começa às 8h30, no domingo, 30. (Credito: Rafael Macri/PMM)

A Prefeitura de Maringá encerra o mês de novembro com diversas ações neste domingo, 30, no Parque do Ingá. A programação reúne a caminhada ‘Maringá na prevenção do câncer de mama e pelo fim da violência contra as mulheres’, organizada pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, e oferta de diversos serviços gratuitos com o ‘Maringá + Cidadania’ e o ‘Espaço + Saúde’. A programação começa às 8h30, na entrada principal do Parque do Ingá (Avenida São Paulo), e convida a população para um dia de conscientização e promoção do bem-estar.

A caminhada ‘Maringá na prevenção do câncer de mama e pelo fim da violência contra as mulheres’, promovida pela Semulher, terá início às 8h30, com concentração e saída em frente ao portão principal do Parque do Ingá. Serão distribuídas mil camisetas aos primeiros participantes que chegarem ao local.

  • Parque de diversões da Maringá Encantada 2025 começa nesta quinta, 27
  • Prefeitura de Maringá garante R$ 3 milhões para o setor audiovisual com apoio da Ancine

“A mobilização, que faz parte da campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’, é uma iniciativa para chamar a população para que todos caminhem juntos pela prevenção do diagnóstico precoce do câncer de mama, pelo cuidado e por uma vida livre de violências”, destaca a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Olga Agulhon.

O ‘Maringá + Cidadania’, coordenado pela Secretaria da Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), ocorrerá das 8h30 às 12h, em frente ao Parque do Ingá (espaço próximo ao Colégio Regina Mundi, e contará com a participação de diversas secretarias municipais e instituições parceiras. A iniciativa ofertará diversos serviços gratuitos para a comunidade e atividades esportivas e de lazer (confira abaixo a programação completa).

“O ‘Maringá + Cidadania’ fortalece a relação do município com a comunidade ao oferecer serviços e orientações de forma gratuita e acessível. É uma iniciativa que promove a inclusão social e aproxima a população dos serviços da Prefeitura”, explica a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini.

O ‘Espaço + Saúde’, promovido pela Secretaria de Saúde, integra o Programa Maringá Saudável e tem como proposta fortalecer ações de prevenção e qualidade de vida. “A iniciativa estimula a prática regular de atividades físicas, a adoção de hábitos alimentares equilibrados e o combate ao tabagismo, incentivando a população a cuidar da saúde de forma contínua e consciente”, comenta o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Durante a ação, que contará com a parceria de instituições de ensino superior, empresas, voluntários e organizações não governamentais, a comunidade terá acesso a serviços e atividades gratuitas voltadas ao cuidado integral da saúde, como: orientações sobre alimentação saudável e plantas medicinais, aulas de atividades físicas, orientações contra o tabagismo, além de aferição de pressão arterial, glicemia e peso. Haverá ainda práticas integrativas e complementares em saúde como escalda pés, quick massagem e geoterapia.

Confira alguns dos serviços que serão ofertados no ‘Maringá + Cidadania’ neste domingo, 30:

  • Secretaria da Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) – Agendamento para emissão do novo RG;
  • Secretaria de Assistência Social – Cadastro Único / CRAS com atendimentos e atualizações de cadastros, agendamentos e inscrições para os serviços das unidades da Assistência Social;
  • Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab) – Distribuição de mudas de hortaliças, informações sobre seguro desemprego, carteira de trabalho digital e encaminhamento para vagas de empregos ofertadas na Agência do Trabalhador;
  • Secretaria da Criança e Adolescente – Entrega de material informativo e cadastramento de interessados para o programa de Apadrinhamento;
  • Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebea) – Campanha de conscientização voltada à proteção e bem-estar animal, com entrega de amostra de ração;
  • Secretaria da Pessoa com Deficiência – Informação sobre a carteira do Autista (Ciptea), entrega de cordões e mapeamento das pessoas com deficiência;
  • Secretaria de Esporte e Lazer – Ônibus da recreação, com brinquedos, jogos e brinquedos infláveis;
  • Secretaria de Cultura (Semuc)- Apresentação musical com a cantora Patrícia Shaki;
  • Procon – Orientação sobre direitos dos consumidores, distribuição de materiais de educação financeira e consulta de CPF;
  • Secretaria de Assuntos Metropolitanos (Ametro) – Troca de livros e recebimento de demandas da população;
  • Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) – Atividades de educação no trânsito, com simulador de capotamento;
  • Instituto Ambiental de Maringá (IAM) – Unidade Móvel de Educação Ambiental, com exposições ambientais, caixa didática com as abelhas sem ferrão, composteira doméstica e caixa entomológica com diferentes insetos; coletor de óleo de cozinha usado; exposição de itens sustentáveis e oficina de pinturas;
  • SANEPAR – Informações aos clientes, verificação de débitos, programa Água em Dia, tarifa social Água Solidária e outros atendimentos;
  • Casa Mariabás – Arara Solidária, com roupas para doação
  • Uningá – Atividades dos cursos de Agronomia, Biomedicina, Nutrição e Direito
  • Unifamma – Atividades dos cursos de graduação
  • UEM – Orientação financeira e jurídica (com foco em direito de família), ações de conscientização sobre doação de órgãos, tipagem sanguínea e saúde da mulher; atividades de educação em saúde, como aferição de pressão e glicemia, prevenção de doenças e alimentação saudável; pesquisas sobre plantas nativas e qualidade microbiológica da água e dos alimentos; alongamentos e atividades lúdicas de ciência; ações de educação para relações étnico-raciais.
Ação reúne caminhada, serviços gratuitos e atividades de promoção à saúde, das 8h30 às 12h30, neste domingo ,30.
Programação combina movimento, atendimento ao público e ações de bem-estar para toda a comunidade.
CÂMARA VAI OUVIR VOCÊ
Compartilhe este artigo
Saiba Já News Portal de Notícias: Fique por dentro das notícias de hoje sobre Maringá e região. Destaques da terceira maior cidade do Paraná, referência em qualidade de vida.