Qualificação: 160 Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Maringá conquistam formação em nível técnico na área

Profissionais participaram do curso por um ano e meio, com foco no aprimoramento dos serviços para oferecer mais qualidade de vida aos moradores

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
4 Lidos
Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Maringá conquistam formação em nível técnico na área

Maringá avança na promoção e na prevenção em saúde com reforço na qualificação de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Endemias (ACEs). Nesta segunda-feira, 22, 160 profissionais receberam o certificado de formação em nível técnico na área, em uma cerimônia realizada no auditório da Ordem dos Advogados do brasil (OAB) em Maringá. A capacitação faz parte do programa do Ministério da Saúde ‘Mais Saúde com Agente’.

No curso, com duração de 18 meses e carga horária total de 1.275 horas na modalidade a distância e atividades práticas presenciais, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os agentes se aprofundaram em ações como: diagnóstico das condições de vida e saúde da população; trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território; ações de promoção e prevenção à saúde; além de coleta e registro de dados sobre as visitas domiciliares, considerando as particularidades de grupos específicos.

Na cerimônia, o prefeito Silvio Barros destacou a atuação fundamental dos agentes na prevenção de doenças. “Vocês são essenciais, são a força que temos para fazer com que as pessoas aprendam a cuidar da própria saúde. Em razão do trabalho de vocês, os moradores conseguem ter melhor qualidade de vida com atitudes que previnem e promovem a saúde”, disse.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, lembrou dos ganhos pessoais para os profissionais, bem como benefícios comunitários com a nova formação. “Os agentes passam do nível médio para o nível técnico em saúde e endemias, o que proporciona, além de mais conhecimento, benefícios como a aposentadoria especial. Além disso, esses profissionais vão qualificar as famílias atendidas, o que permite uma atenção cada vez mais próxima e de excelência às pessoas.”

Agente comunitária de saúde que atua no Jardim Iguaçu há 12 anos, Márcia Lara, está entre os formados. “Nosso trabalho evoluiu muito. Ajudamos a identificar diabetes, hipertensão, além de outros problemas de saúde e até abuso e violência que podem atingir mulheres, idosos e crianças. Hoje, conseguimos oferecer mais confiança para as pessoas.”

Moisés Alves atua como agente comunitário de endemias há seis anos e ressalta que o curso proporcionou maior cooperação entre os profissionais, com a padronização do trabalho. “A Unidade Básica de Saúde tem uma visão única acerca do combate à dengue e de outras endemias, como escorpiões e caramujos. A nossa força está direcionada de uma forma mais eficiente e técnica”, comentou.

Esta foi a segunda formatura de ACSs e ACEs desde janeiro de 2025. Na primeira turma, foram 180 participantes.

Presenças – Também participaram da formatura a primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aparecido Silva; os vereadores William Gentil, Akemi Nishimori, Junior Bravin, Uilian da Farmácia e Professora Ana Lúcia; além de outros representantes da Secretaria de Saúde.

Fotos

CÂMARA VAI OUVIR VOCÊ
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
Seguir
Quem é o Repórter Jota Silva — Sou o Jota Silva (Carlos José da Silva), jornalista, programador e fundador do portal Saiba Já News. Com uma longa trajetória na comunicação do Paraná, uno o jornalismo independente aos bastidores da economia, tecnologia e utilidade pública. Sou especialista em mídia digital e edição, traduzindo fatos complexos com agilidade e foco no que mais importa para o leitor. Se você valoriza o jornalismo independente e quer colaborar com o meu trabalho, minha chave PIX é: jsilvamga@gmail.com
Sem comentários