‘Junho Branco’: ‘Semana Municipal de Prevenção às Drogas’ reforça conscientização e debate sobre saúde mental

Programação segue até sexta-feira, 26, com ações educativas, palestras, formações e atividades de orientação em diversos espaços da cidade

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
5 Lidos

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), realizou nesta segunda-feira, 22, a abertura da ‘Semana Municipal de Prevenção às Drogas’. A iniciativa é alusiva ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho, e integra a programação do ‘Junho Branco’, campanha voltada à conscientização sobre os impactos do uso de álcool e outras drogas e à promoção da saúde mental (confira abaixo a programação completa).

A campanha tem como objetivo ampliar o debate, fortalecer ações de orientação à população e promover reflexões sobre saúde mental, acolhimento e reinserção social. O secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin, reforçou o compromisso com ações de prevenção, conscientização e acolhimento. “É preciso ampliar o diálogo obre saúde mental. Esse é um período para prestarmos mais atenção em quem precisa de ajuda. Precisamos falar sobre cuidados e dependência química de forma aberta, acessível e didática, aproximando a informação da população e fortalecendo a rede de apoio existente no município”, ressaltou.

“Mais do que orientar, é preciso acolher. Muitas pessoas enfrentam situações de sofrimento e exclusão social e o acolhimento é um passo fundamental para que elas possam reconstruir suas trajetórias com dignidade e superar a dependência de substâncias”, afirmou o representante do Albergue Santa Luiza de Marillac, frei Sebastião.

Ainda na abertura, a presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), Rony Peterson Pedroso Barbosa, explicou que a prevenção passa pelo acesso à informação, conscientização da população e trabalho coletivo. “A prevenção ocorre por meio da informação e do trabalho integrado entre o poder público, as entidades e a sociedade civil. Quanto mais conhecimento e conscientização oferecermos à população, aumentados as possibilidades de evitar situações de risco.”

Além da prevenção, a programação também promoverá reinserção social nos processos de recuperação. “A recuperação se fortalece quando a pessoa encontra acolhimento, oportunidades e perspectivas de futuro. Falar sobre reinserção social é falar sobre dignidade, autonomia e pertencimento”, comentou a vereadora Akemi Nishimori.

Presenças – Também estiveram presentes no evento os vereadores Professor Pacifico e Uilian da Farmácia; representando o 4º Batalhão da Polícia Militar, capitão Nicola; e o gestor da Comunidade Projeto Renascer Vidas, Jair Teixeira.

Confira a programação

‘Trânsito Consciente: Álcool e Drogas não combinam com direção’

Quando: Terça-feira, 23, às 19h

Onde: Salão Comunitário do Jardim Olímpico, na Rua Uirapuru, 586, Jardim Olímpico

Cine-debate – Atividade realizada em parceria com o Conselho da Comunidade e acadêmicos de Direito da Unifeitep

Quando: Terça-feira, 23, às 19h30

Onde: Colônia Penal Industrial de Maringá, Estrada Velha, 2.812, Gleba Ribeirão Colombo

Formação de servidores – Saúde mental no trabalho com a vice-presidente do Comad, Helena Maria dos Santos

Quando: Quarta-feira, 24, às 8h30

Onde: Auditório da SAS, na Avenida João Paulino Vieira Filho, 85

Blitz informativa

Quando: Quarta-feira, 24, das 10h às 12h

Onde: Terminal Intermodal Urbano de Maringá, na Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, 667

Roda de conversa com comunidades terapêuticas não formais, com o psicólogo da 15ª Regional de Saúde, Mário Seto

Quando: Quarta-feira, 24, às 14h

Onde: SAS, na Avenida João Paulino Vieira Filho, 85

Blitz informativa

Quando: Quarta-feira, 24, às 15h

Onde: Feira Livre do Produtor, na Avenida Prudente de Morais

‘Recomeçar é uma questão de atitude’ – Palestra com a assistente social Thaina Marieli Silva Andrade

Quando: Quinta-feira, 25, às 9h

Onde: Condomínio do Idoso, na Rua Pioneiro João Luís Dias, 566

Blitz informativa

Quando: Quinta-feira, 25, das 11h às 13h

Onde: Restaurante Universitário da UEM

Formação de servidores – Saúde mental no trabalho com a vice-presidente do Comad, Helena Maria dos Santos

Quando: Quinta-feira, 25, às 14h

Onde: Auditório da SAS, na Avenida João Paulino Vieira Filho, 85

‘Flopando a Própria Vida: quando o vício em telas começa a controlar suas escolhas’ – palestra da neurobióloga Sheron Mendes

Quando: Quinta-feira, 25, às 15h

Onde: Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos, na Avenida Franklin Delano Roosevelt, 5.485

Blitz informativa

Quando: Quinta-feira, 25, das 18h às 19h30

Onde: Restaurante Universitário da UEM

Fórum Municipal de Políticas sobre Drogas e 7º Fórum Intermunicipal de Políticas sobre Drogas de Maringá, com o tema ‘Dependências Digitais: Laços e Perigos Reais’

Quando: Sexta-feira, 26, das 8h30 às 16h

Onde: Unicesumar, na Avenida Guedner, 1.610, no Auditório Dona Etelvina (Bloco 7)

CÂMARA VAI OUVIR VOCÊ
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
Seguir
Quem é o Repórter Jota Silva — Sou o Jota Silva (Carlos José da Silva), jornalista, programador e fundador do portal Saiba Já News. Com uma longa trajetória na comunicação do Paraná, uno o jornalismo independente aos bastidores da economia, tecnologia e utilidade pública. Sou especialista em mídia digital e edição, traduzindo fatos complexos com agilidade e foco no que mais importa para o leitor. Se você valoriza o jornalismo independente e quer colaborar com o meu trabalho, minha chave PIX é: jsilvamga@gmail.com
Sem comentários