A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), realizou nesta segunda-feira, 22, a abertura da ‘Semana Municipal de Prevenção às Drogas’. A iniciativa é alusiva ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho, e integra a programação do ‘Junho Branco’, campanha voltada à conscientização sobre os impactos do uso de álcool e outras drogas e à promoção da saúde mental (confira abaixo a programação completa).
A campanha tem como objetivo ampliar o debate, fortalecer ações de orientação à população e promover reflexões sobre saúde mental, acolhimento e reinserção social. O secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin, reforçou o compromisso com ações de prevenção, conscientização e acolhimento. “É preciso ampliar o diálogo obre saúde mental. Esse é um período para prestarmos mais atenção em quem precisa de ajuda. Precisamos falar sobre cuidados e dependência química de forma aberta, acessível e didática, aproximando a informação da população e fortalecendo a rede de apoio existente no município”, ressaltou.
“Mais do que orientar, é preciso acolher. Muitas pessoas enfrentam situações de sofrimento e exclusão social e o acolhimento é um passo fundamental para que elas possam reconstruir suas trajetórias com dignidade e superar a dependência de substâncias”, afirmou o representante do Albergue Santa Luiza de Marillac, frei Sebastião.
Ainda na abertura, a presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), Rony Peterson Pedroso Barbosa, explicou que a prevenção passa pelo acesso à informação, conscientização da população e trabalho coletivo. “A prevenção ocorre por meio da informação e do trabalho integrado entre o poder público, as entidades e a sociedade civil. Quanto mais conhecimento e conscientização oferecermos à população, aumentados as possibilidades de evitar situações de risco.”
Além da prevenção, a programação também promoverá reinserção social nos processos de recuperação. “A recuperação se fortalece quando a pessoa encontra acolhimento, oportunidades e perspectivas de futuro. Falar sobre reinserção social é falar sobre dignidade, autonomia e pertencimento”, comentou a vereadora Akemi Nishimori.
Presenças – Também estiveram presentes no evento os vereadores Professor Pacifico e Uilian da Farmácia; representando o 4º Batalhão da Polícia Militar, capitão Nicola; e o gestor da Comunidade Projeto Renascer Vidas, Jair Teixeira.
Confira a programação
‘Trânsito Consciente: Álcool e Drogas não combinam com direção’
Quando: Terça-feira, 23, às 19h
Onde: Salão Comunitário do Jardim Olímpico, na Rua Uirapuru, 586, Jardim Olímpico
Cine-debate – Atividade realizada em parceria com o Conselho da Comunidade e acadêmicos de Direito da Unifeitep
Quando: Terça-feira, 23, às 19h30
Onde: Colônia Penal Industrial de Maringá, Estrada Velha, 2.812, Gleba Ribeirão Colombo
Formação de servidores – Saúde mental no trabalho com a vice-presidente do Comad, Helena Maria dos Santos
Quando: Quarta-feira, 24, às 8h30
Onde: Auditório da SAS, na Avenida João Paulino Vieira Filho, 85
Blitz informativa
Quando: Quarta-feira, 24, das 10h às 12h
Onde: Terminal Intermodal Urbano de Maringá, na Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, 667
Roda de conversa com comunidades terapêuticas não formais, com o psicólogo da 15ª Regional de Saúde, Mário Seto
Quando: Quarta-feira, 24, às 14h
Onde: SAS, na Avenida João Paulino Vieira Filho, 85
Blitz informativa
Quando: Quarta-feira, 24, às 15h
Onde: Feira Livre do Produtor, na Avenida Prudente de Morais
‘Recomeçar é uma questão de atitude’ – Palestra com a assistente social Thaina Marieli Silva Andrade
Quando: Quinta-feira, 25, às 9h
Onde: Condomínio do Idoso, na Rua Pioneiro João Luís Dias, 566
Blitz informativa
Quando: Quinta-feira, 25, das 11h às 13h
Onde: Restaurante Universitário da UEM
Formação de servidores – Saúde mental no trabalho com a vice-presidente do Comad, Helena Maria dos Santos
Quando: Quinta-feira, 25, às 14h
Onde: Auditório da SAS, na Avenida João Paulino Vieira Filho, 85
‘Flopando a Própria Vida: quando o vício em telas começa a controlar suas escolhas’ – palestra da neurobióloga Sheron Mendes
Quando: Quinta-feira, 25, às 15h
Onde: Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos, na Avenida Franklin Delano Roosevelt, 5.485
Blitz informativa
Quando: Quinta-feira, 25, das 18h às 19h30
Onde: Restaurante Universitário da UEM
Fórum Municipal de Políticas sobre Drogas e 7º Fórum Intermunicipal de Políticas sobre Drogas de Maringá, com o tema ‘Dependências Digitais: Laços e Perigos Reais’
Quando: Sexta-feira, 26, das 8h30 às 16h
Onde: Unicesumar, na Avenida Guedner, 1.610, no Auditório Dona Etelvina (Bloco 7)





