Consulta pública do edital de concessão do Parque do Ingá segue até 10 de fevereiro

Entrada no parque continuará gratuita; concessão abrange apenas serviços de limpeza, segurança, manutenção e turismo ambiental

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
3 Lidos

A consulta pública do edital de concessão do Parque do Ingá segue aberta até o dia 10 de fevereiro. A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), reforça que esta etapa é fundamental para garantir transparência e participação social no processo. Os interessados podem participar por meio do formulário online (clique aqui para acessar), onde é possível enviar contribuições, sugestões ou dúvidas sobre o projeto.

Durante a consulta pública, a população tem acesso à documentação completa da proposta e pode colaborar diretamente com a construção de um modelo que busca equilibrar a preservação ambiental, a qualificação dos serviços e o incentivo ao ecoturismo.

Conforme previsto na minuta do edital de concessão, a empresa selecionada por meio de processo licitatório atuará exclusivamente na operação de serviços de apoio à visitação, como manutenção, segurança, limpeza e turismo ambiental. A entrada no Parque do Ingá permanecerá gratuita. A gestão ambiental, a preservação da fauna e da flora, assim como o controle do uso do espaço, continuarão sob responsabilidade da Prefeitura de Maringá.

“Estamos nos últimos dias da consulta pública sobre a concessão do Parque do Ingá, uma etapa fundamental para garantir transparência e participação da sociedade. A proposta mantém a entrada gratuita, assegura a preservação ambiental e busca qualificar os serviços, além de fortalecer o ecoturismo em Maringá”, destaca o diretor-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, José Roberto Behrend.

A concessionária poderá operar atrativos nas áreas de lazer, alimentação, comércio, educação, cultura, eventos e publicidade. Entre as melhorias e novos atrativos previstos estão a implantação de atividades como arvorismo e tirolesa, a requalificação de estruturas existentes, a retomada do trenzinho turístico, a instalação de decks de contemplação e a implantação de um café ou restaurante junto à locomotiva histórica. As ações têm como objetivo ampliar as opções de lazer, fortalecer o turismo ambiental e valorizar um dos principais patrimônios naturais de Maringá.

CÂMARA VAI OUVIR VOCÊ
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
Seguir
Quem é o Repórter Jota Silva — Sou o Jota Silva (Carlos José da Silva), jornalista, programador e fundador do portal Saiba Já News. Com uma longa trajetória na comunicação do Paraná, uno o jornalismo independente aos bastidores da economia, tecnologia e utilidade pública. Sou especialista em mídia digital e edição, traduzindo fatos complexos com agilidade e foco no que mais importa para o leitor. Se você valoriza o jornalismo independente e quer colaborar com o meu trabalho, minha chave PIX é: jsilvamga@gmail.com