Lula diz que deve ser o primeiro presidente eleito para o quarto mandato na história da República

Lula Fala em Crise com Congresso e Indica Que Pode Concorrer em 2026

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
3 Lidos
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Ao abordar a atual crise política entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (4) que membros do Legislativo já estão focados nas eleições de 2026. Com um tom que remete a uma campanha eleitoral, Lula declarou que, se seus planos se concretizarem, ele poderá ser o primeiro presidente eleito quatro vezes na história da República brasileira.

“Tem gente que pensa que o governo já acabou, tem gente que já está pensando em eleição. Eles não sabem o que eu estou pensando. Se preparem porque, se tudo tiver como estou pensando, esse país vai ter, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes pelos braços do povo”, disse Lula durante uma cerimônia em Duque de Caxias (RJ), onde foram anunciados investimentos da Petrobras em refino e petroquímica.

Lula também enfatizou que não deseja “nervosismo” na relação com o Congresso, lembrando que seu mandato tem apenas mais um ano e meio. Sobre os conflitos com o Legislativo, o presidente afirmou que as divergências são “boas” por promoverem o diálogo entre os poderes. “Sou grato ao Congresso Nacional. Quando tem uma divergência, é bom. A gente senta na mesa, vai conversar e resolve. O governo pensa uma coisa, o Congresso está pensando outra. A gente vai resolver isso em uma mesa de negociação. Eu não quero nervosismo”, declarou.

O atrito entre o Planalto e o Congresso ficou evidente com a recente crise do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A Câmara e o Senado derrubaram o decreto presidencial de forma rápida, surpreendendo Lula, e o Executivo recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar garantir a validade da medida.

Os projetos celebrados nesta sexta-feira, com um aporte de R$ 33 bilhões, têm como objetivo o aumento da produção, com foco em produtos renováveis, e o ganho de eficiência energética nas plantas do Rio de Janeiro. A Petrobras estima que serão gerados mais de 38 mil empregos diretos e indiretos.

**Com informações do Estadão Conteúdo**

CÂMARA VAI OUVIR VOCÊ
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
Seguir
Quem é o Repórter Jota Silva — Sou o Jota Silva (Carlos José da Silva), jornalista, programador e fundador do portal Saiba Já News. Com uma longa trajetória na comunicação do Paraná, uno o jornalismo independente aos bastidores da economia, tecnologia e utilidade pública. Sou especialista em mídia digital e edição, traduzindo fatos complexos com agilidade e foco no que mais importa para o leitor. Se você valoriza o jornalismo independente e quer colaborar com o meu trabalho, minha chave PIX é: jsilvamga@gmail.com