Das mulheres que confirmaram presença em consultas e em exames na ‘Carreta da Mulher’, estacionada em frente ao Terminal Urbano, 37% não compareceram aos agendamentos. Entre a última sexta-feira, 19, e a manhã desta segunda-feira, 22, foram realizados 160 agendamentos, mas apenas 101 pacientes compareceram nos horários previamente confirmados.
Para o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a falta das pacientes que confirmaram presença representa, além de desperdício de recursos, falta de empatia com as demais mulheres que aguardam serem chamadas. “A ‘Carreta’ foi um esforço do município com o Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde para dar a atenção especial e integral à saúde da mulher. É isto que nós queremos, que todas as que foram chamadas venham e, se por algum motivo, não puderem comparecer, avisem antecipadamente na Unidade Básica Saúde onde são atendidas para que as equipes façam a substituição da vaga.”
Moradora da Vila Morangueirinha, Neide Polsak atendeu ao pedido de confirmação e chegou com antecedência para fazer mamografia na manhã desta segunda-feira, 22. “Fiz o agendamento na UBS Tuiuti. Jamais perderia uma oportunidade como esta de fazer um exame importante. É um compromisso com a minha saúde”, disse a dona de casa.
A ‘Carreta’ é uma iniciativa que integra o programa ‘Agora Tem Especialistas’, do Governo Federal, e é desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, e com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Além de consultas e teleconsultas, são ofertados para pacientes que já aguardam atendimento do município procedimentos como mamografias, ultrassonografias transvaginal, pélvica e mamária bilateral, punção de mama, biópsia e exames específicos para detecção e tratamento do câncer de colo do útero, como colposcopia e exame anatomopatológico.
Atendimentos na ‘Carreta Mulher’ – A ‘Carreta da Mulher’ não faz atendimentos por demanda espontânea, ou seja, sem agendamento prévio. A recomendação para mulheres que estão nas idades indicadas para exames como o de mama, a partir dos 40 anos, e de colo de útero, entre 25 e 64 anos, é de que procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para avaliação médica.





