Prefeitura de Maringá investe R$ 928 milhões na saúde no primeiro quadrimestre de 2026

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
3 Lidos

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou nesta sexta-feira (29) o 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2026. A audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores, reuniu servidores, conselheiros de saúde e parlamentares da Comissão de Saúde do legislativo municipal para prestar contas dos investimentos e resultados alcançados entre janeiro e abril deste ano.

O orçamento anual para a área da saúde foi atualizado para R$ 928 milhões até o dia 30 de abril, valor que representa um acréscimo de R$ 47,5 milhões em relação à previsão inicial. Com isso, os investimentos próprios do município atingiram 15,85% no primeiro quadrimestre, superando o limite mínimo exigido pela Constituição Federal.

Ampliação no atendimento e mutirões de cirurgias

Durante os primeiros quatro meses do ano, o município expandiu os serviços da Atenção Primária com a implantação de três novas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O reforço no atendimento beneficia diretamente os moradores referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Parigot de Souza, Paulino e Andrea.

O relatório também destacou as ações para reduzir o tempo de espera por procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, a secretaria promoveu mutirões cirúrgicos concentrados em três especialidades de alta demanda:

  • Ortopedia
  • Vascular
  • Oftalmologia

Avanço em obras e novos projetos de infraestrutura

O balanço financeiro detalhou o andamento de novos equipamentos públicos e reformas na rede municipal de saúde:

  • Caps-AD Zona Norte: O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas já conta com mais de R$ 3,1 milhões empenhados.
  • UBS São Clemente: Terá o mesmo volume de recursos (R$ 3,1 milhões), com previsão de início das obras para o mês de junho.
  • Hospital Municipal: Segue em andamento a construção da nova ala da mulher.
  • UPAs 24h Zona Leste e Zona Oeste: Os projetos para as duas novas Unidades de Pronto Atendimento encontram-se em fase de licitação.
  • Reformas e ampliações: Estão na etapa de elaboração dos projetos de engenharia as melhorias estruturais para as UBSs Alvorada III, Cidade Alta e Iguatemi.

“Além das obras, conseguimos reestruturar a Atenção Primária, que é a ‘porta de entrada’ na rede pública de saúde, com mais de R$ 1 milhão por mês para complementar as equipes de Saúde da Família. Ainda reduzimos os casos de dengue em mais de 90%”, afirmou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, ressaltando o foco na busca por novas parcerias para expandir o atendimento.

O orçamento anual para a área atualizado até 30 de abril está em R$ 928 milhões, R$ 47,5 milhões acima do previsto inicialmente
CÂMARA VAI OUVIR VOCÊ
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
Seguir
Quem é o Repórter Jota Silva — Sou o Jota Silva (Carlos José da Silva), jornalista, programador e fundador do portal Saiba Já News. Com uma longa trajetória na comunicação do Paraná, uno o jornalismo independente aos bastidores da economia, tecnologia e utilidade pública. Sou especialista em mídia digital e edição, traduzindo fatos complexos com agilidade e foco no que mais importa para o leitor. Se você valoriza o jornalismo independente e quer colaborar com o meu trabalho, minha chave PIX é: [email protected]