A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), apresenta nesta quarta-feira, 24, o resultado do programa ‘Cola aí Juventude!’. O evento será das 14h às 15h30 na praça de patinação localizada na Avenida Cerro Azul, com a apresentação detalhada dos dez projetos desenvolvidos e escolhidos a partir das sugestões de 458 jovens que participaram de consulta pública.
A iniciativa teve como objetivo ampliar a participação da juventude na construção de políticas públicas para Maringá. Durante a consulta, os jovens apresentaram ideias, demandas e propostas para melhorias na cidade. A partir do levantamento, foram definidos projetos nas áreas de esporte, capacitação profissional, saúde mental, sustentabilidade, empreendedorismo, tecnologia, inclusão, cultura e entretenimento.
Para a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, o ‘Orçamento Participativo Jovem’ fortalece o protagonismo e aproxima os jovens das decisões sobre a cidade. “O resultado mostra que a juventude quer participar, propor e ajudar a construir soluções para Maringá. Os projetos que serão apresentados nasceram da escuta dos próprios jovens e agora irão avançar para uma nova etapa, com foco em transformar ideias em ações concretas”, afirma.
Sandra ainda enfatiza a importância de políticas públicas construídas de forma coletiva. “Foram 458 jovens, centenas de ideias e o objetivo em comum de construir uma Maringá melhor para a juventude. Quando o jovem participa, a cidade avança com mais inovação, diversidade e compromisso com o futuro”, completa.
Áreas dos projetos escolhidos
‘Atendimento Psicológico’
‘Cursinho Pré-Vestibular’
‘Curso de Idiomas e Educação Financeira’
”Jovem Digital 2.0′
‘Juventude Verde – Maringá + Sustentável’
‘Sala Multifuncional Sensorial e Capacitação para Juventude com TEA’
‘Trilha do Empreendedorismo’
‘Feira de Tecnologia’
‘Academias de Beach Tennis e Tênis’
‘Semana da Juventude’





