‘Arraiá do Seo Zico Borghi’ reúne famílias e aquece os festejos juninos em Maringá

Criado em 1982 pelo pioneiro Aníbal Agenor Borghi, arraial é Patrimônio Histórico Imaterial do município; festa tem suporte da Prefeitura de Maringá para manter viva a tradição

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
6 Lidos

Nem o frio da noite desta terça-feira, 23, desanimou quem foi celebrar a véspera de São João no tradicional ‘Arraiá do Seo Zico Borghi’. Centenas de maringaenses e visitantes de cidades da região participaram da 44ª edição da festa, no espaço da Capela Bom Jesus, na zona rural de Maringá. O público aproveitou quentão, chocolate quente, canjica, pipoca, algodão-doce e doces típicos, em uma celebração que também contou com música e famílias reunidas ao redor da fogueira.

O arraial foi criado em 1982 pelo pioneiro Aníbal Agenor Borghi, o Seo Zico Borghi, hoje com 93 anos. A festa nasceu fortalecendo os laços comunitários e tradições juninas dos primeiros moradores da região e tornou-se o primeiro bem registrado como Patrimônio Histórico Imaterial de Maringá, por meio da Lei Municipal nº 8.449/2009. O evento passou tem suporte da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), com o objetivo de preservar o costume local que integra uma das manifestações culturais mais populares do país.

Morador de Maringá, José Carlos Fernandes fez questão de participar. “Venho todo ano, não perco. Fui criado no sítio e essa tradição faz parte da minha vida. Moro aqui perto e a festa junina significa muito para mim. Gosto de ficar perto da fogueira, tomar quentão, comer pipoca e dançar”, contou.

Dirce Ferreira veio de Londrina a convite da cunhada para participar da celebração. “Tem música, dança, comida, quentão. Nós já gostamos de festa junina e aprovamos essa. Podem contar com a nossa presença no ano que vem”, disse. “Sempre ouvi falar, mas também é a primeira vez que venho, então aproveitei para convidar outras pessoas. A festa faz jus à fama”, comentou a cunhada, Odete Soares.

Seo Zico relembrou a origem da comemoração e algumas das tradições que atravessam gerações. “Começamos reunindo as famílias para rezar o terço juntas e, aos poucos, os encontros foram crescendo até começarmos a comemorar as festas juninas. São muitas lembranças. Também não pode faltar o mastro de São João, o tronco enfeitado com fitas e uma bandeira com Santo Antônio, São João e São Pedro. Ajuda os solteiros que colam a vela nele a encontrar casamento. Eu mesmo conheço várias histórias de pessoas que conseguiram casar depois de colocar a vela no mastro.”

Filho de Seo Zico, Marco Borghi agradeceu a presença do público. “O público é a minha alegria. Dá trabalho organizar tudo isso, mas quando vemos vocês aqui, essa é a recompensa. Assumimos a missão deixada pelo meu pai e, em nome da família Borghi, agradecemos a presença de todos. Essa festa vai continuar por muitas décadas”, afirmou.

A festa foi prestigiada pelo prefeito Silvio Barros e pela vice-prefeita Sandra Jacovós. “Essa é uma festa muito típica de Maringá e o Seo Zico vem mantendo essa tradição há décadas. Quero parabenizar a família por preservar essa história e agradecer por poder, enquanto Prefeitura, poder contribuir. Também agradeço à Secretaria de Cultura pelo trabalho realizado. A cidade precisa e merece momentos como este”, declarou o prefeito.

O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, ressaltou o trabalho coletivo envolvido na organização do evento. “O Marco Borghi falou de uma parte fundamental da festa, que é o público. Mas também quero agradecer à equipe da Secretaria de Cultura, que colocou a mão na massa para fazer tudo isso acontecer, desde as bandeirinhas até a preparação dos espaços e das comidas, além do apoio de outras secretarias para manter viva essa tradição”, disse.

O deputado estadual Delegado Jacovós parabenizou a família Borghi pela “dedicação em preservar uma das mais tradicionais festas juninas da região e desejou uma excelente celebração a todos os participantes.”

Para o vereador Junior Bravin, apoiar as tradições da cidade é um compromisso. “Satisfação estar aqui hoje. Quero agradecer à família Borghi, à Secretaria de Cultura e à Prefeitura de Maringá e dizer que estamos à disposição para apoiar iniciativas como essa.”

O ex-vereador Belino Bravin também relembrou sua ligação com a história da festa. “Desde quando o evento era realizado na casa do Seo Zico, nós participamos. É um orgulho termos contribuído para o reconhecimento da festa na Câmara de Vereadores.”

Antes do início do baile, o padre Onildo, da Paróquia Santa Rita, conduziu uma bênção aos participantes, mantendo também o caráter religioso do “Arraiá do Seo Zico Borghi”.

Fotos

CÂMARA VAI OUVIR VOCÊ
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
Seguir
Quem é o Repórter Jota Silva — Sou o Jota Silva (Carlos José da Silva), jornalista, programador e fundador do portal Saiba Já News. Com uma longa trajetória na comunicação do Paraná, uno o jornalismo independente aos bastidores da economia, tecnologia e utilidade pública. Sou especialista em mídia digital e edição, traduzindo fatos complexos com agilidade e foco no que mais importa para o leitor. Se você valoriza o jornalismo independente e quer colaborar com o meu trabalho, minha chave PIX é: jsilvamga@gmail.com
Sem comentários