A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secriança), concluiu a primeira etapa da formação dos participantes das modalidades Afetiva e de Serviço do ‘Programa de Apadrinhamento Amaringá’. Na semana passada, foram realizados encontros com os participantes, com o objetivo de contribuir para a construção de vínculos de afeto, atenção e cuidado com crianças e adolescentes acolhidos pelo programa. As inscrições para o programa permanecem abertas durante todo o ano, permitindo que a comunidade participe em diferentes modalidades de apoio e contribua para o desenvolvimento e bem-estar das crianças e adolescentes atendidos.
Durante a formação, os participantes receberam orientações sobre medidas de proteção, serviços de acolhimento, importância das referências afetivas e comunitárias e formas de apoiar o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de acolhimento.
Com a conclusão da formação, os participantes seguem para as próximas etapas do processo de habilitação, que incluem visitas domiciliares, entrevistas familiares e avaliação psicossocial. Após a análise da documentação e a conclusão de todas as etapas previstas, os casos considerados aptos são encaminhados ao poder judiciário para autorização do início da convivência.
“Todo esse processo é realizado com muito cuidado e responsabilidade para garantir que os padrinhos e madrinhas estejam preparados para construir vínculos saudáveis e contribuir positivamente para a vida das crianças e adolescentes acolhidos. O programa representa uma oportunidade de proporcionar experiências de convivência familiar e comunitária fundamentais para o desenvolvimento desses acolhidos”, explica a secretária da Criança e do Adolescente, Carmen Inocente.
Fernanda Mazzer, psicóloga do ‘Amaringá’, explica que a iniciativa vai além da solidariedade ao promover vínculos significativos. “O programa proporciona novas experiências, contribui para um olhar único para cada criança e adolescente, favorecendo o desenvolvimento e ampliando a rede de apoio e aproximando a sociedade do cuidado e da proteção. Por isso, é tão importante que mais pessoas se sensibilizem, inscrevam-se e participem”, ressalta.
Desde a implantação do programa, em novembro de 2025, cerca de 30 crianças e adolescentes acolhidos já foram beneficiados. Entre os resultados estão o acesso a materiais escolares, óculos de grau, atendimentos em saúde física e mental, além da participação em atividades socioeducativas, culturais e de lazer, que contribuem para o desenvolvimento pessoal e a garantia de direitos. Ao longo do ano, novas etapas de formação são realizadas, com o objetivo de qualificar e fortalecer a atuação dos participantes no processo de apadrinhamento.
‘Amaringá’ – O ‘Programa de Apadrinhamento Amaringá’ oferece três modalidades de participação. O apadrinhamento na modalidade ‘Afetiva’ incentiva a convivência contínua e a construção de vínculos; a ‘Financeira’ possibilita o apoio a necessidades específicas, como materiais escolares e roupas; e a de ‘Serviço’ permite que profissionais compartilhem conhecimentos e atendimentos especializados, como sessões de psicoterapia. Outra forma de colaborar é por meio da ‘Lista de Desejos’, disponível no site oficial do programa (acesse aqui).
Inscrições – As inscrições para integrar o ‘Amaringá’ podem ser realizadas pelo site da Prefeitura (acesse aqui), presencialmente na sede da Secretaria da Criança e do Adolescente, na Avenida XV de Novembro, 857, ou pelo telefone 125.





